Ficha de Leitura Ciência e Poder
Por: Ana Beatriz Silva Benites • 20/8/2021 • Trabalho acadêmico • 318 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
Universidade Federal do Pampa
Ciências Humanas
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Docente: Priscila Rodrigues
Discente: Leonardo A. Barcelos
Livro: Ciência e Poder
Referência: King, Alexander. Ciência e Tecnologia desde o fim da Segunda Guerra Mundial. In:_______ MAYOR, Frederico; FORTI, Augusto. Ciência e Poder. Brasília: Papirus, 1998. p. 63-85
Palavras-chave: Ciência; Tecnologia; Desenvolvimento.
Objetivo Central: O autor buscou resgatar o desenvolvimento que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial.
Objtivos específicos:
Tecnologia: Durante esse período, houve muitas mudanças nos objetivos e nas ênfases dadas a pesquisa e desenvolvimento e na atitude do grande público para com a ciência, que virou entre a veneração dos seus mistérios e a desconfiança e o medo de seus poderes para o mal.
Ciência: “A ciência é tanto uma cultura como um instrumento” cita Federico Mayor . Essa visão integrada dos processos de desenvolvimento científico e de modernização q dependem da ciência e, ao mesmo tempo, da evolução cultural da humanidade q está diretamente ligada ao uso da ciência também como cultura é que, sem duvida, fará parte, durante muito tempo, das discussões e das decisões politicas do presente e do futuro.
Desenvolvimento: O autor ressalta que o desenvolvimento de tecnologia em massa e em grande porte deverá ser substituído por grande experimentos sociais e, nessas condições, o papel da ciência como cultura e como instrumento será, muito provavelmente, preponderante. Ciência e poder serão sempre objetos de permanente discussão e pontos de vista contraditórios, e, portanto, as visões utópicas e a inserção de novos paradigmas são fundamentais para o processo da humanidade.
Considerações Finais:
“Tudo isso levou a um questionamento geral dos objetivos, da orientação e até mesmos métodos das ciências”. P. 65.
“A ciência pode, pois, ser considerada o poder que muda o mundo para o bem e para o mal”. P. 85.
Por fim nosso mundo e nossas sociedades foram formados por uma tecnologia enormemente bem sucedida, baseada nas descobertas da ciência, e são sustentadas por isso.
...