O Serviço Social No Contexto Da Ditadura Militar
Exames: O Serviço Social No Contexto Da Ditadura Militar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlafabiele • 2/3/2015 • 798 Palavras (4 Páginas) • 1.039 Visualizações
O Período Militar no Brasil
O Regime militar foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.
A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país.
Principais características do regime militar no Brasil:
Cassação de direitos políticos de opositores;
Repressão aos movimentos sociais e manifestações de oposição;
Censura aos meios de comunicação;- Censura aos artistas (músicos, atores, artistas plásticos);
Aproximação dos Estados Unidos;- Controle dos sindicatos;
Implantação do bipartidarismo: ARENA (governo) e MDB (oposição controlada);
Enfrentamento militar dos movimentos de guerrilha contrários ao regime militar;
Uso de métodos violentos, inclusive tortura, contra os opositores ao regime;
“Milagre econômico”: forte crescimento da economia (entre 1969 a 1973) com altos investimentos em infraestrutura. Aumento da dívida externa.
Presidentes do período militar no Brasil:
Castelo Branco(1964-1967)
Costa e Silva (1967-1969)
Junta Militar (31/8/1969-30/10/1969)
Medici (1969-1974)
Geisel (1974-1979)
Figueiredo (1979-1985)
Programa Nacional de Desenvolvimento I e II
O I Plano Nacional de Desenvolvimento foi instituído pela Lei 5.727, promulgada em 4 de novembro de 1970 . Na mesma época foi instituído o programa Metas e Bases para a Ação de Governo(1970-1974).
O principal objetivo do PND era preparar a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento do Brasil nas décadas seguintes, com ênfase em setores como Transportes e Telecomunicações, além de prever investimentos em ciência e tecnologia e a expansão das indústrias Naval, Siderúrgica e Petroquímica. Para isso, articulava empresas estatais, bancos oficiais e outras instituições públicas na elaboração de políticas setoriais. Assim, segundo economistas como Roberto Campos, o período ficou marcado como o ponto alto da intervenção do Estado na economia brasileira.
O II Plano Nacional de Desenvolvimento, também chamado II PND (1975 -1979), foi um plano econômico brasileiro, lançado no final de 1974. Foi instituído durante o governo do general Ernesto Geisel e tinha como finalidade estimular a produção de insumos básicos, bens de capital, alimentos e energia.
O II PND foi uma resposta à crise econômica
...