TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de conquistar e implementar direitos sociais no Brasil por 500 anos de história

Pesquisas Acadêmicas: O processo de conquistar e implementar direitos sociais no Brasil por 500 anos de história. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste na elaboração de um texto a partir de pesquisa bibliográfica, eletrônica, documental e reflexões críticas. Centra-se na Obra Direito Social e Assistencial no Brasil, um professor que busca análises, reflexões entre o processo de conquista e efetivação dos Direitos Sociais no Brasil ao longo dos 500 anos de história. A seguir, aprofundaremos os conhecimentos dos conceitos e da construção das políticas sociais com enfoque nos processos de planejamento.

2. DESENVOLVIMENTO

Ao longo de mais de uma década a necessidade de reflexões a Assistência Social no Brasil tem como fundamento, compreender e conceber o Serviço Social em um país onde os direitos sociais são vistos como dadas a uma elite política e econômica a grande maioria da população, marginalizada e preconceituosa .

Ao longo dos seus 500 anos, o país precisa avançar nas ´´políticas públicas´´ com qualidade nos serviços de forma que a evolução cronológica de 1500 anos até os dias de hoje.

No entanto, no que se notam a história aponta de fato que o Brasil precisa avançar, tanto na questão cultural, como na questão social. Os direitos sociais foi uma conquista ao longo dos anos que vem buscando estabelecer a seguinte questão; melhorar as condições dos serviços com qualidade e continuidade, fazendo com que os usuários deem continuidade.

Os Direitos Sociais vem buscando estabelecer, melhores condições de serviços ao invés de conceber direitos enquanto favores.

Porém lutar por direitos para vários países em principal o Brasil, ao longo do século XIX o Brasil teve muitos avanços, garantiu e conseguiu muitos direitos, mas isso porque o povo se manifestou, foi as ruas, exigiu os seus direitos, lutou por ele até conseguir.

No Brasil, é considerado algo comum e em nossa história até os dias de hoje, os marginalizados a população mais pobre e negra de fato que até hoje são descriminalizados apenas uma pequena parte, e dona das grandes fortunas que ditam o rumo da nação.

É fundamental ter clareza a realidade do pais, mas para que isso aconteça, a articulação nos diversos setores é fundamental, com o golpe de 1930 em que Getúlio Vargas comandou o Brasil por 15 anos e teve três períodos ; provisório, constitucional e Estado Novo, sendo que o seu último governo foi marcado como ditatorial o qual fez com que a população pedisse a sua saída do governo, esse período chefiado por Vargas se apresentava como um período transitório e pela complementação dos direitos trabalhistas e de assistência pública, Vargas também ficou conhecido como Pai dos Pobres, e tinha uma relação pessoal de aproximidade com os eleitores, diretamente e emocionalmente como um pai bondoso e complacente, onde ele entrava na casa do povo e tinha uma relação familiar. Com o crescimento na indústria, a economia acelerou no investimento e na infraestrutura , com tudo isso os trabalhadores também foram beneficiados. Esse período,foi de grande importância para os nossos direitos adquiridos e sucedeu com o período do estado Novo e da Ditadura Militar, ironicamente hoje o avanço econômico entre ricos e pobres, houve o milagre econômico , foi então um golpe ou avanço?

Consequentemente, a ditadura, a repressão, a violência, morte, censuras, até nos rádios, nas artes e músicas, então houve em 1980, os movimentos das Diretas Já, esses movimento houve nos países da América do Sul com o fim do regime militar.

Em 1981 e 1983, houve a década perdida, que resultava em miséria e em desemprego, o que afetava principalmente os mais pobres e carentes com doenças como; desnutrição e mortalidade infantil, principalmente a essas classes mais baixas e carentes. Com o colapso do regime Militar e o agravamento nas condições de vidadas classes subalternas, houve a reinvindicação de democracia pública e o fim do regime militar, a reinvindicação e o resgate das desigualdades sociais brasileiras.

Equilíbrio na situação econômica e melhoria na qualidade de vida da população é o que buscamos até hoje, por isso reivindicamos por políticas públicas em nosso país, onde possa dar mais direitos e melhores condições de vida a toda população .

3. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Com os Direitos Sociais de Saúde, Educação, Trabalho, alimentação, moradia , Segurança, ao lazer, a Previdência Social, Proteção a Maternidade e a Infância , e assistência aos desamparados na forma da Constituição Federal de 88.

A conquista e definição da participação da sociedade civil foi uma das grandes implementação nas políticas sociais, e com as descentralizações das ações e também com a responsabilidade dos municípios , essa política facilitou as parcelas de implementação. Esse processo regulamentou as três esferas do governo: federal, estadual e municipal, só contribuiu para uma política pública, mas eficaz e resultando assim melhores condições de vida.

Nós avançamos com a constituição federal, essa conquista foi de toda a sociedade, foi e é até hoje uma grande para todos nós brasileiros.

COM O DESTAQUE NOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO DO ESTADO BRASILEIRO NO CONTEXTO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS DE 1988.

Desde então, as lutas populares para a efetivação dos diretos sociais consignado na Carta Constitucional, produzindo assim, o efeito e as lutas na sociedade brasileira para o cenário do Congresso Nacional. O pouco das lutas durou dois anos de realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com