Politicas da Educação
Por: Rogério Graner • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 330 Palavras (2 Páginas) • 223 Visualizações
Centro Universitário Claretiano
Batatais
Politicas da Educação Básica
Prof. Wagner Montanhini
Atividade da 10ª semana
Procure estabelecer, com base em pontos legais da Constituição Federal e da LDB/96, a diferença fundamental entre a estrutura administrativa e a estrutura didática do sistema escolar. Além disso, caracterizem, de forma resumida, as etapas correspondentes à Educação Básica.
O sistema administrativo é o sistema que rege as normas da instituição, organiza seu funcionamento, distribuindo funções hierárquicas. Podemos subdividi-lo em três sistemas: O Sistema Federal, o Sistema Estadual e o Sistema Municipal.
- O Sistema Federal: Avalia as instituições superiores e colabora com as demais instituições.
- O Sistema Estadual: Oferece ensino fundamental e médio.
- O Sistema municipal: Dá mais atenção ao ensino fundamental, porém pode oferecer outros tipos de ensino.
Tanto as escolas privadas quanto as públicas obedecem às mesmas normas de funcionamento do sistema escolar.
Enquanto o sistema administrativo se preocupa com as condições materiais, físicas e jurídicas para o funcionamento da instituição, o sistema didático refere-se ao ensino-aprendizagem em si; o sistema didático tem como objetivo garantir o pleno desenvolvimento do aluno, seu exercício de cidadania e se qualificar e se preparar para o mercado de trabalho. Pra que esse ensino-aprendizagem funcione de forma padronizada e com qualidade, ele deve seguir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Constituição Nacional.
Ou seja, ele prevê que a instituição forme o indivíduo de uma forma completa, envolvendo seu físico, intelectual, emocional e psíquico.
Já com relação às etapas correspondentes à Educação Básica, podemos dividi-las em:
- Educação infantil, de 0 à 5 anos - Tem como objetivo atingir as crianças em todos os aspectos: físico, intelectual, emocional e psíquico.
- Educação fundamental, de 6 aos 14 anos – Tem como objetivo a formação básica do cidadão, não apenas na aprendizagem de conteúdos, mas também de valores morais.
- Ensino médio, dos 15 aos 17 anos - Nessa última etapa visa-se o fortalecimento do conhecimento e também a preparação para o mercado de trabalho.
Referência: Material didático Claretiano – Políticas da Educação Básica: Unidade 3.
...