Sistema Unico De Saude
Trabalho Escolar: Sistema Unico De Saude. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: niela • 13/4/2013 • 2.818 Palavras (12 Páginas) • 644 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOVIMENTO 5
2.2 DESCREVENDO A DISTÂNCIA DAS LEIS E A SUA
APLICABILIDADE VIVÊNCIADA COTIDIANAMENTE PELOS USUÁRIOS DO
SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE-SUS 6
2.3 IDENTIFICANDO OS ASPECTOS IDEOLÓGICOS ENVOLVIDOS NA
GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS 8
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
APÊNDICES 13
APÊNDICE 1 - Antes e Depois 14
APÊNDICE 2 - Linha do Tempo 15
APÊNDICE 3 – A Trajetória do SUS 16
ANEXOS 17
ANEXO A – Entrevista 18
1 INTRODUÇÃO
O movimento sanitário é considerado uma das grandes mobilizações sociais, na luta pela saúde na história recente do Brasil. Essa luta se concretizou no sistema único de saúde (SUS), que garante a todos o direito á saúde ,que buscou redefinir as bases em que estava fundada a organização do sistema de saúde no Brasil,partindo para uma proposta totalmente inovadora e democrática.
O SUS é o sistema único de saúde do Brasil. É uma grande conquista da sociedade e foi criado para promover a justiça social e superar as desigualdades na assistência á saúde da população! É uma política de estado que amplia os direitos sociais e busca assegurar a cidadania! O acesso à saúde é garantia de toda a população, vedado qualquer preconceito ou privilégio, em todos os níveis de assistência.
O Sistema Único de Saúde foi criado pela Constituição Brasileira de 1988, A Carta Constitucional preocupou-se em garantir a saúde como direito social de cidadania, exercido por todos de forma igualitária e integral, sendo dever do Estado garanti-lo através de políticas sociais e econômicas que alcancem a redução do risco de doenças e outros agravos, bem como por meio de serviços que promovam, protejam e recuperem a saúde.
O tema proposto da inclusão e saúde é bastante antigo ao debate sobre os caminhos do SUS no Brasil, seus avanços e suas insuficiências, possibilita abrir a discussão dessa questão.
2 DESENVOVIMENTO
2.1 ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO INDENTIFICANDO O QUE É DADO POR REALIDADE E O QUE REALMENTE É DE FATO
Analisando o discurso político que nos é oferecido pelo sistema único de saúde ( SUS), temos direito as seguintes afirmações oferecidas como legalidade para a população:
Acolhimento, acessibilidade e atendimento com qualidade aos usuários
Gestão competente e transparente no setor Saúde
Valorização e educação continuada dos profissionais
Participação e controle social com os conselhos de saúde
Financiamento estável com recursos federais, estaduais e municipais
Respeito as diferenças étnicas e culturais
Pesquisa, tecnologia e inovação nos serviços e ações de saúde
Regulação com eficiência do setor privado
Vigilância permanente em saúde, ambiental e sanitária
Mais saúde para a população com políticas públicas integradas
Visto que na realidade o que temos de fato é:
Falta de recursos financeiros para a saúde
Má gestão de recursos públicos e corrupção
Demora na fila do atendimento
Falta de respeito aos direitos dos usuários
Pouca fiscalização por parte dos órgãos competentes e dá sociedade
Obras inacabadas e equipamentos que não trazem melhorias
Prejuízo para os cofres públicos e superfaturamento
Metas dos programas não cumpridas
Falta de política de recursos humanos e de concurso público
Serviços em condições precárias e sem profissionais
2.2 DESCREVENDO A DISTÂNCIA DAS LEIS E A SUA APLICABILIDADE VIVÊNCIADA COTIDIANAMENTE PELOS USUÁRIOS DO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE-SUS
Antes da criação do SUS a saúde não era considerada um direito social.
O SUS foi criado para oferecer atendimento igualitário e cuidar e promover saúde a toda população. É um projeto social único que se baseia por meio de ações de promoção,prevenção e assistência à saúde da população.
O art. 196 da Constituição Federal, garante o acesso universal e igualitário a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.
“TÍTULO VIII - DA ORDEM SOCIAL
Capítulo II - Seção II - Da Saúde Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Esta lei regula as ações e serviços de saúde,executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.
A saúde tem como fatores determinantes a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
Segundo a Organização Mundial de Saúde:” Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.”
...