VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER: ALÉM DA DOR FÍSICA.
Por: manuelamoreyra • 25/10/2015 • Projeto de pesquisa • 9.433 Palavras (38 Páginas) • 528 Visualizações
[pic 1] UNIME – UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA [pic 2]
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
MANUELA CARDOSO MOREIRA
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: ALÉM DA DOR FÍSICA.
Lauro de Freitas/BA
2015
MANUELA CARDOSO MOREIRA[pic 3]
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: ALÉM DA DOR FÍSICA.
Trabalho de conclusão de Curso I apresentado ao Curso de Serviço Social, da Faculdade Unime, como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharelado em Serviço Social.
Orientadora: Prof.ª Sandra Moreira de Carvalho
Lauro de Freitas/BA
2015
[pic 4]
1.INTRODUÇÃO
2.TEMA .................................................................................................................... 5
1.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA............................................................................. 5
3. JUSTIFICATIVA .................................................................................................. 5
3.1. PROBLEMA....................................................................................................6
3.2. HIPOTESE OU PRESUPOSTOS...................................................................6
4. OBJETIVOS...........................................................................................................7
4.1. GERAL ..........................................................................................................7
4.2. ESPECÍFICOS ..............................................................................................7
5. METODOLOGIA ..................................................................................................7
6. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA ..........................................................................8
6.1. GÊNERO E VIOLÊNCIA NO BRASIL.............. ............................................8
6.2. POLÍTICA DE ATENÇÃO A MULHER E REDE DE ATENDIMENTO .........12
7. CRONOGRAMA................................................................................................. 17
8. REFERÊNCIAS CONSULTADAS.......................................................................18
8.1. REFERÊNCIAS A CONSULTAR..................................................................19
1. INTRODUÇÃO
A violência doméstica contra a mulher é uma das formas mais graves de violação aos direitos humanos já é considerado um problema de saúde pública devido ás proporções alarmantes e a gravidade da maioria dos casos.
A violência contra a mulher, em especial a violência doméstica é um problema que atinge todas as classes sociais e que vem tomando proporções alarmantes na sociedade brasileira, como mostra os registros da central de atendimento á mulher no ano de 2012 no Brasil. Foram registrados 26.939 casos de violência física; 12.911 de violência psicológica; 5.797 de violência moral; 750 de violência patrimonial; 915 de violência sexual e 213 outros.
Este projeto de pesquisa visa contribuir com a sociedade através de conteúdos teóricos conceituais e legais sobre o tema da violência contra a mulher, de forma que o assunto seja estudado dentro das relações de desigualdades culturais, econômicas e sociais que prevalecem nas incoerências de nossa histórica realidade.
Com este projeto pretendemos ampliar o conhecimento a cerca do tema abordado, analisando a Política Nacional de Enfrentamento á Violência contra as Mulheres e as Lei Maria da Penha, através de uma analise critica e sua efetivação no Centro de Referência da Mulher do município de Camaçari-BA.
2. TEMA
Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.
2.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA
A pratica do Serviço Social frente às mulheres vítimas de violência doméstica, acolhidas pelo Centro de Referência Iolanda Pires de Camaçari, e a viabilidade da assistência com o intuito de contribuir nas questões de informações, encaminhamento e/ou direcionamento, suporte e apoio em relação as demandas apresentadas por essas mulheres.
3. JUSTIFICATIVA
A vida da mulher brasileira atualmente é constituída dentro de padrões de comportamentos específicos cobrados pela sociedade em que vivem o que somente varia de acordo com a situação econômica e sociocultural. Padrões esses que “impõem” o casamento, manter a beleza física, entre outros, assim em maior ou menos escala trata-se de uma vida difícil.
A violência contra a mulher, em especial a violência doméstica é um problema que atinge todas as classes sociais e que vem tomando proporções alarmantes na sociedade brasileira, mediante pesquisa realizada pela Secretária de Transparência do Senado Federal (Março, 2013) 19% da população feminina com 16 anos ou mais já sofreram algum tipo de agressão deferida pelos seus conjugues ou familiares, destas 31% convive com seus agressores, 14% ainda sofrem algum tipo de violência, no total, 13.500 mulheres são agredidas pelos seus companheiros.
A violência contra as mulheres é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres que conduziram á dominação e á discriminação pelos homens e impedem o pleno avanço das mulheres [...]. (ONU,1993.)
A Lei Maria da Penha é um importante mecanismo legal que tem contribuído para o enfrentamento de parte dos abusos violentos, porém não tem sido suficiente, pois a maioria das vitimas não recorrem á justiça, muitas vezes por não conhecerem seus direitos, por medo das ameaças e agressões por parte dos agressores, por sentimento de desvalorização pessoal, por dependência financeira entre outros.
...