A Comunicação Oral e Escrita
Por: Beatriz Fernandes • 27/10/2019 • Trabalho acadêmico • 325 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
Aluna: Beatriz de Araujo Fernandes[pic 1]
Curso: Turismo Data: 27/10/2019
Matrícula: 20171105279
A leitura é uma máquina do tempo e teletransporte em uma só ferramenta. Em minutos você pode estar em qualquer lugar do mundo/universo e na época que o autor desejar; futuro, passado ou presente. O hábito de ler é essencial para formação de caráter e autoconhecimento através de ficções ou histórias reais e esse prazer pela leitura deve ser estimulado desde os primeiros anos e continuado até o mais tardar das nossas vidas.
Desde a criação da escrita, a leitura ajuda o leitor a reconhecer seus valores, o estimula a repensar seu papel na sociedade e refletir sobre questões sociais e políticas, além de transmitir conhecimento de um jeito mais palatável. Assim, fica mais fácil de reconhecer as críticas contidas nos livros no nosso dia-a-dia, como a desigualdade socioeconômica e preconceitos, e ver esses problemas com outros olhos, gerando um senso crítico mais refinado e solidário.
Infelizmente há pouco incentivo à leitura, assim é difícil ver muitos jovens com hábito de ler, pois quando o fazem são “forçados” e não entendem a importância desse ato. Assim, um estímulo mais descontraído, com discussões sobre o tema e análises para o melhor entendimento da representação crítica contida nos textos deve ser estimulada. O prazer de ler deve ser construído sempre, como algo gratificante e interessante para que continue como um hábito, gerando, assim, indivíduos com questionamentos e bom desenvolvimento pessoal e interpessoal.
Em suma, a leitura é de extrema importância na construção do senso crítico do indivíduo e seus ideais éticos. Logo, estimular a leitura através de rodas de discussões pode ser a resposta para que haja mais jovens com esse hábito. Ademais, a leitura também é uma fonte de informação que nos faz repensar sobre problemas atuais como desigualdades e falta de direitos, ajudando os leitores a desconstruírem certas intolerâncias e formando assim uma sociedade mais solidária e inclusiva.
...