A PUBLICIDADE ENGANOSA
Por: Júlia Ramos • 16/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 2.697 Palavras (11 Páginas) • 281 Visualizações
são paulo
2019
júlia ramos de oliveira
OS MALES DA PUBLICIDADE TENDENCIOSA
Projeto apresentado ao Curso de Publicidade e Propaganda da Instituição Anhanguera-Campus Marte
Orientador: Geni Querino
São Paulo
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 1
1.1 O PROBLEMA......................................................................................................1
2 OBJETIVOS............................................................................................................1
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO....................................................................1
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS..........................................1
3 JUSTIFICATIVA......................................................................................................1
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...........................................................................7
5. METODOLOGIA ....................................................................................................2
6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO......................................................1
1.INTRODUÇÃO
A Publicidade enganosa é encontrada em diversas plataformas de comunicação, tanto em mídias online (facebook, instagram, sites de compras e muitos outros diferenciados) quanto em mídias offline (revistas, panfletos, radio, televisão etc).
Nos dias atuais a publicidade está relacionada em praticamente tudo, desde em compras mais simples como; roupas, sapatos, alimentos á uma compra de grande porte como; uma casa, design dessa casa, decoração entre outras coisas.
Mudanças de abitos também são comuns graças a publicidade, a sua alimentação, seu dia-a-da podem acabar sendo influenciados e o consumidor está cada vez mais ligado a tal publicidade que nem percebe que mudou sua rotina por conta dela.
Muitas vezes os consumidores são pegos por influenciadores digitais, artistas, atores/atrizes, pessoas publicas a qual eles tem admiração e acabam fazendo publicidade de algo que não condiz com o que é oferecido. O que acaba sendo algo perigoso para quem vai consumir dependendo do produto que é oferecido, principalmente se for relacionados a alimentos.
Trazendo para este trabalho a irregularidade de estabelecimentos a oferecer produtos "falsos" ou oferecer algo no qual a divulgação, a publicidade feita não é adequada com o verdadeiro produto oferecido.
1.1 O PROBLEMA
Muitas pessoas devem se perguntar em que a publicidade interfere de fato no dia a dia. Por que a publicidade enganosa pode afetar a saúde de consumidores, podem acabar trazendo problemas psicológicos.
Como a aplicação da publicidade em tendências no mercado influencia no consumo de produtos enganosos?
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Mostrar que a publicidade não é apenas um meio de veiculação de produtos e serviços, é um trabalho que lida com pessoas de ambas as idades e não pode ser criada de maneira "egoista" com o pensamento em ganho e benefício próprio.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apontar a partir de qual momento pode ser considerada como propaganda enganosa, abusiva ou por omissão.
Mostrar as consequências trazidas através de uma publicidade por omissão.
Demonstrar de qual forma o consumidor pode se prevenir de cair em uma propaganda falsa e a maneira que o mesmo pode se defender.
3. JUSTIFICATIVA
Publicidade enganosa em tempo de tecnologia e comunição é de extrema importância á toda sociedade.
As consequências que uma publicidade mal pensada e mal intencionada pode causar são grandes, tanto financeiramente como até mesmo trazendo riscos a saúde de consumidores. O publicitário lida com diversas pessoas diariamente, e quando o assunto envolve consumo em geral, em hipótese alguma pode se fazer algo calunioso.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A comunicação sempre foi como um importante meio de aproximação de pessoas e de interação social. Nas últimas décadas, com o fenômeno da pósmodernidade em tendências, os meios e veículos de comunicação assumiram o papel de protagonista na história social. Nunca se veiculou tanta informação em tão pouco tempo. Estudos direcionados pela agência We Are Social e pela plataforma Hootsuite estima-se que mais de 130 milhões de brasileiros utilizam as redes sociais e gastam, em média, três horas do dia navegando nelas. Atrelado ao fenômeno da expansão da comunicação, a publicidade e a propaganda passaram a ser inseridas no cotidiano social em proporções muito grandes. Sempre estimulando o intenso desejo de consumir, estas práticas comerciais de apresentação e anúncio de produto ou serviço começaram a ter relevância quando o oficial pelos direitos percebeu a freqüência em que o consumidor era induzido ao erro, enganado ou lesado de alguma forma através de anúncios.
Entender a forma e o propósito que o produto/serviço é divulgado pode ser essencial na hora
...