Evolução da Publicidade no Brasil
Por: Kennedy Silva • 21/4/2020 • Trabalho acadêmico • 588 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
DUAS DÉCADAS DE MUDANÇAS
As Publicidades de 2000 até os dias atuais
A partir do dia 28 de dezembro de 2000 ocorre grande mudança na propaganda brasileira, fica proibida a veiculação de qualquer publicidade que propague venda de cigarros e outros derivados do tabaco. E finalmente em 2001 a lei Nº 10.022, de nove de maio, padroniza o volume de áudio das publicidades
veiculadas na rádio e na TV.
- O mercado de publicidade no Brasil (da década de 2000 em diante), passou a movimentar mais de 10 bilhões dólares
por ano, todos os anos.
- No Festival Internacional de Propaganda de Cannes, por exemplo, a publicidade Brasileira se mantém
constantemente entre as 4 mais premiadas.
- Em Cannes, no ano de 2008, as 5 principais agências de publicidade Brasileiras (Y&R, McCann-Erickson, AlmapBBDO, JWT e DM9DDB) inscreveram mais de 800 peças publicitárias nas várias categorias do festival.
- Esse número expressivo, de peças publicitárias inscritas,
indica dois fatores importantes:
- A alta movimentação do mercado de publicidade e propaganda no Brasil.
- A grande quantidade de peças publicitárias de qualidade produzidas, afinal, não é qualquer trabalho que pode
participar do festival de Cannes.
- Neste mesmo ano o Brasil ganhou 27 Leões de Cannes: 5 de ouro, 7 de prata e 15 de bronze, colocando nosso país no terceiro lugar do ranking geral de vencedores.
O que mudou nas propagandas dos anos 2000 a 2020?
É inegável que a comunicação é um fator importante para qualquer propaganda, e por isso ela tem evoluído ao longo dos anos e acompanhando a tecnologia e as mudanças do comportamento do consumidor. Nas décadas passadas os anúncios eram fortemente anunciados em revistas e jornais, já nos anos 2000 em diante, com o avanço da tecnologia, os anúncios passaram a serem feitos em TVS e na internet, por meio de redes sociais. As propagandas também começam a ter um forte apelo informativo e sentimental, pois, as pessoas estão mais exigentes e as marcas perceberam que uma boa propaganda tem o poder de persuadir melhor seus consumidores.
[pic 1]
Outra significativa mudança nas últimas duas décadas está na conexão móvel, um item que se tornou fundamental no cotidiano do brasileiro é o celular. O Brasil tem hoje dois dispositivos digitais por habitante, número expressivamente diferente do ano 2005 quando “apenas” 56 milhões de pessoas declararam que tinham celular, em 2015 número chegou a 139,1 milhões.
A importância da publicidade na internet
O milênio também nos proporcionou o surgimento de blogs, fóruns online e redes sociais. Hoje, esses canais online são alguns dos principais meios de comunicação utilizados por campanhas e agências publicitárias, e novas oportunidades estão surgindo para impactar audiências.
...