Liberdade de expressão
Por: neynerys • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 271 Palavras (2 Páginas) • 1.075 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
DOCENTE: Carla Lima
MATÉRIA: Português Instrumental
DISCENTE: Neirival Neri Santos
Liberdade de expressão
A nossa sociedade nem sempre exerce com plenitude esse direito que é a liberdade de expressão. Direito esse que nos é garantido pela Constituição Federal e fundamental para o exercício da cidadania. Muitas pessoas afirmam que há liberdade de expressão somente quando o estado não intervém e também quando a censura oficial não faça proibição da livre circulação das opiniões e pensamentos.
Entretanto a realidade é diferente, pois falar o que pensa nem sempre terá aceitação esperada pelas pessoas, pela mídia e também pelas autoridades principalmente se há sinceridade por parte da pessoa que se expressa. A mesma acaba por receber o adjetivo de polêmico qualidade essa um tanto quanto taxativa e nem um pouco querida.
Observa-se então que as pessoas se acostumaram com a hipocrisia e quando se deparam com o que é real se assustam. Com isso as elas muitas vezes se sentem intimidadas a se expressarem. Pois as críticas advindas do ato de se expressar nada acrescentam provocando em quem se expressa um sentimento de terem sido ironizadas e zombadas, diante dessa situação optam pelo silêncio e alimentam a esperança do aparecimento daquele que possa falar por elas.
Portanto com essa analogia fica claro que a liberdade de expressão na sociedade é uma contradição, que apesar de carregar no seu bojo a verdade tais expressões não são aceitas e com essa não aceitação fica impossível construir uma sociedade democrática pois somente com pleno exercício da cidadania e que a população pode concretizar os princípios dos Direitos Humanos.
...