TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos Administrativos que predominam no século XX

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Quais foram os conceitos Administrativos que predominam no século XX, auxiliando no desenvolvimento do empreendorismo.

No inicio do século, foi o movimento da racionalização do trabalho; na década de 1930, o movimento das relações humanas; nas décadas de 1940 e 1950, o movimento do funcionalismo estrutural; na década de 1960, o movimento dos sistemas abertos; nos anos 1970, o movimento das contingências ambientais.

  1. Explique: O que “ a chamada nova economia, e era da internet e das redes sociais”. Contribuíram para o desenvolvimento do empreendorismo.

 Mostrou recentemente, e ainda tem mostrado, que boas ideias inovadoras, know-how, um bom planejamento e, principalmente, uma equipe competente e motivada são ingredientes poderosos que, quando somados no momento adequado, acrescidos do combustível indispensável à criação de novos negócios — o capital — podem gerar negócios grandiosos em curto espaço de tempo.

  1. Explique Know-how.

 é o conjunto de conhecimentos práticos (fórmulas secretas, informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc.) adquiridos por uma empresa ou um profissional, que traz para si vantagens competitivas.

  1. Detalhe a evolução histórica das teorias Administrativas, onde a mesmas contribuíram para o desenvolvimento do EPEE.

Tabela 2.1

  1. Explique o motivo pelo qual o EPP foi o centro das politicas publicas na maioria dos países.

Em todo o mundo, o interesse pelo empreendedorismo se estende além das ações dos governos nacionais, atraindo também a atenção de muitas organizações e entidades multinacionais, como ocorre na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. Há uma convicção de que o poder econô- mico dos países depende de seus futuros empresários e da competitividade de seus empreendimentos.

  1. Explique alguns casos de sucesso ( elevação empreendedora).

A explicação para a focalização de um número cada vez maior de paí- ses no empreendedorismo pode ser obtida ao se analisar o que ocorre nos Estados Unidos. Trata-se do maior exemplo de compromisso nacional com o empreendedorismo e o progresso econômico.

  1. Quais recomendações foram feitas para que se potencializa-se o EPEE nos jovens do século XXI.

X Desenvolver habilidades de liderança e conhecimento do mundo e do ambiente onde vivem para que consigam superar os desafi os das próximas décadas. X Enfatizar a educação empreendedora como parte chave da educação formal em todos os níveis. X Desenvolver o empreendedorismo como um tema transversal e não apenas uma disciplina. X Utilizar a interatividade como mote da pedagogia educacional, com foco na experimentação e na ação, e na análise e solução de problemas. X Ampliar o uso da tecnologia no ensino tanto para ganhar escala e aumentar a abrangência do tema, como para possibilitar a criação de material didático inovador e interativo.

  1. Explique a relação da GEM com o EPPEE.

O projeto GEM – Global Entrepreneurship Monitor – uma iniciativa conjunta do Babson College, nos Estados Unidos, e da London Business School, na Inglaterra, com o objetivo de medir a atividade empreendedora dos países e observar seu relacionamento com o crescimento econômico.

  1. Explique a análise histórica do surgimento.

A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. Antes de partir para defi nições mais utilizadas e aceitas, é importante fazer uma análise histórica do desenvolvimento da teoria do empreendedorismo (Hisrish, 1986).

PRIMEIRO USO DO TERMO EMPREENDEDORISMO

Um primeiro exemplo de defi nição de empreendedorismo pode ser creditado a Marco Polo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Como empreendedor, Marco Polo assinou um contrato com um homem que possuía dinheiro (hoje mais conhecido como capitalista) para vender as mercadorias deste. Enquanto o capitalista era alguém que assumia riscos de forma passiva, o aventureiro empreendedor assumia papel ativo, correndo todos os riscos físicos e emocionais.

IDADE MÉDIA

Na Idade Média, o termo empreendedor foi utilizado para defi nir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Esse indivíduo não assumia riscos excessivos, e apenas gerenciava os projetos, utilizando os recursos disponíveis, geralmente provenientes do governo do país.

SÉCULO XVII

Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nessa época, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Como geralmente os preços eram prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor. Richard Cantillon, importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor — aquele que assumia riscos —, do capitalista — aquele que fornecia o capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (300.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com