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Trabalho de Socio Linguística

Por:   •  7/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Bacharelado interdisciplinar em saúde

LETE E 43 – Língua portuguesa, poder e diversidade cultural

Professor: Rodrigo Lima

Aluno: João Enrique Cordeiro Santiago

 

  1. Um exemplo utilizados no texto de José Luiz Fiorin para mencionar as representações de nossa nacionalidade por meio da literatura brasileira é o o romance “O guarani”, de  José de Alencar, obra do período Romantista da literatura brasileira que aborda o mito de Peri e Cecília que constituem seu casal inicial, formado por um índio que se tornaria cristão e por uma portuguesa que acolhe-ra os valores da natureza do Novo Mundo . Essa nação teria, portanto, um caráter cultural luso-tupi. .  O guarani mostra, além da fundação da nacionalidade, outra. É uma fusão também da cultura com a natureza. Outro exemplo utilizados no texto de José Luiz Fiorin é  “Dona Flor e seus dois maridos”, de Jorge Amado , em que a personagem central poderia ser vista como a síntese da cultura brasileira, ou seja, a mistura  do prazer e irresponsabilidade trazido por Teodoro com o dever e o trabalho duro figurativizado por Vadinho.
  2. Um exemplo utilizado no texto de José Luiz Fiorin para mencionar os processos de exclusão social representados em nossa literatura é em “Clara dos Anjos”, Lima Barreto, ao narrar a história de uma moça pobre do subúrbio que descobre que está grávida. Quando avisa a Cassi que era o pai, o rapaz foge  e deixa a moça só, com toda a responsabilidade sob a criança.Clara então  visita a casa de Salustiana, mãe de Cassi, para reivindicar uma ajuda quando chega lá, Clara é recebida de péssimos modos, ouve um discurso extremamente preconceituoso da mulher que alegava que brancos não se casam com mulatos e pobres, denunciando assim preconceito racial e social.  
  3. Para Stuart a  “comunidade imaginada” se constitui de três elementos: das memórias do passado; do desejo pela convivência em conjunto e pela perpetuação da herança cultural. Esses elementos buscam unificar todos os indivíduos numa identidade nacional. Assim, todos serão representados – mesmo com suas diferenças de raça, classe ou gênero – como pertencentes da mesma nação.
  4. O mito funcional é uma história que localiza a origem da nação, do povo e de seu caráter nacional em um passado distante, de forma que todos são esquecidos pelo tempo. O mito fundador da realidade brasileira é que temos um povo pacífico, ordeiro, alegre e emotivo, onde o sincretismo pode prevenir o preconceito, um Brasil onde os contrastes regionais ressaltam a pluralidade cultural. Mito esse cuja gênese remonta à chegada de Cabral.
  5. Não há como negar a miscigenação do povo brasileiro. Algumas evidências  línguística da nossa miscigenação são as palavras de origem indígena e de matriz africana presentes em nossa língua táis como: Abacaxi, aipim, amendoim, capivara, cupim, cutia, gambá, ,jacaré, caipora, carioca, catapora, cumbuca, guri e inhaca todas de origem tupi-guarani e  dengo, cafuné, caçula, moleque, cachaça, axé, abadá e cachimbo

 

 

 

 

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