Conceitos de Nadar Natação e Atividades Aquáticas
Por: Pedebroca • 12/4/2017 • Trabalho acadêmico • 415 Palavras (2 Páginas) • 7.715 Visualizações
1. Cite os Conceitos de Nadar, Natação e atividades aquáticas. Quais dessas manifestações é a mais adequada para as aulas de educação Física Escolar? Justifique sua resposta.
O Conceito de nadar compreende-se as diversas formas de manifestações do sujeito na água, de forma imovel ou em movimento natural, a forma de propursiona-se através da água sem a intenção de resultados desportivos e sem depender de artificios que facilite sua sustentação.
Já a natação busca movimentos mais técnicos de caráter desportivos, buscando assim cada vez mais melhores performaces e resultados, porém à tambem conceitos de natação que compreende que a natação é uma atividade fisíca que consiste em movimentar-se braços e pernas para fazer o deslocamento dentro da água. ( VIEIRA; FREITAS, 2006). Já Catteu e Garoff (1990), afirma que “toda pratica de atividade humana na água e na superficie que exclui uma subordinação permanente a ultilização de acessórios ou de artificios para atingir uma autonomia sempre maior face ao meio e que se exprime por um desempenho”, nao exclui nem inclui obrigatóriamente a prática esportiva.
O conceito de atividades aquaticas compreende-se que inclui todos os tipos de atividades que se desenvolvem no meio aquático, podendo abrager varios ambitos. Podendo ser ultilizado em escolas para o aprendizado de crianças e adultos, no ambito esportivo, como na natação com atletas, nado sincronizado, polo-aquático, âmbito recreativo, como nos banhos livres e recreação, e até mesmo no âmbito terapêutico, em recuperações de lesões, hidroterapia, natação para gestantes con fins de alterções posturais.
Acredito que desses conceitos, o mais adequado para o ensino nas aulas de educação física escolar, seja a pratíca das atividas aquáticas, pois de certa forma, é a que mais abrange todos os conceitos, todas as perfomaces, e diversar formas de se trabalhar a metodologia de ensino. Pois nessa perspectiva pode-se trabalhar desde a eduação para bebes, ensino infantil, também pode ser ultilizado para turma de fundamental e médio como ambito desportivo e competitivo e até mesmo como forma recreativa, não com a finalidade de se formar um atleta, mas sim pela busca da identidade dos seus alunos, pelo seu desenvolvimento psicossocial, melhorando a sua socialização, contribuindo para a sua auto-estima, fora os outros aspéctos que que contribuem para o seu desenvolvimento do intelécto, social e até mesmo muitos benefícios a sua saúde física. Por isso acredito que a ultilização de atividades aquáticas acaba abrindo um “leque” de opções e metodologias para os planejamentos de aula do professor de educação física.
...