FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DE UM PROFISSIONAL PUBLICITÁRIO
Por: Zuilha • 17/9/2019 • Trabalho acadêmico • 2.890 Palavras (12 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 1]
Unip – Universidade Paulista – Cidade Universitária
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação – ICSC
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DE UM PROFISSIONAL PUBLICITÁRIO
Prof. Ronald
São Paulo
2017
[pic 2]
Unip – Universidade Paulista – Cidade Universitária
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação – ICSC
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DE UM PROFISSIONAL PUBLICITÁRIO
Prof. Ronald
VITOR HUGO GOMES PEREIRA – RA N151692
WILLIAM PEREIRA DOS ANJOS – RA D3210B0
MAURICEIA DE SOUZA SILVA - N156JF4
São Paulo
2017
Sumário
1.0 Objetivo 4
2.0 Pesquisa de Marketing e Publicidade no setor de Alimentos 4
2.1 Pesquisa de Marketing e Publicidade no setor Farmacêutico 5
2.2 Pesquisa do Profissional de Atendimento 5
3.0 O profissional 6
4.0 Entrevista 6
Conclusão 12
Referencias Bibliográficas 13
Objetivo
Este trabalho tem como finalidade entrevistar e esclarecer dúvidas sobre como atua um profissional de atendimento dentro de uma agência de publicidade.
Como solicitação do professor Ronald, que vem nos guiando e auxiliando neste trabalho iremos frisar somente o profissional de atendimento.
Pesquisa de Marketing e Publicidade no setor de Alimentos
Ao contrário dos demais setores da publicidade, o marketing voltado para a área de alimentos possui uma característica distinta. Isso ocorre porque é preciso adequar as estratégias de marketing as características do produto, e desta maneira não há como generalizar, é preciso analisar cada produto de uma forma única, e somente depois deste processo de análise pensar em uma propaganda que seja convincente aos propósitos.
O marketing de alimentos está em tempo integral nesta área, seja em uma simples ida ao supermercado ou ao receber um panfleto com a imagem de determinado alimento. Cada rotulo de embalagem é pensado e programado para ter um forte impacto sobre o seu consumidor e é justamente ai que entra o papel do marketing.
Um dos principais objetivos do marketing é chamar a atenção do consumidor, e ao mesmo tempo o incentiva a comprar, e quando se consegue atingir estes dois objetivos centrais conseguirmos ter um marketing que surte o efeito desejado e portanto é eficiente em seu propósito. Quanto mais bem feito o marketing melhor para conseguir promover o sucesso de um alimento ou marca.
2.1 Pesquisa de Marketing e Publicidade no setor Farmacêutico
O marketing na área farmacêutica está voltado em especial a destacar e deixar notório todos os certificados que atestam a qualidade dos produtos oferecidos, e nessas ocasiões tem como alvo os profissionais de saúde, farmácias e pacientes que compram produtos liberado de prescrição médica. Contudo é necessário ter um cuidado ainda maior, uma vez que estamos lidando diretamente com a saúde da população.
Podemos definir portanto que o marketing farmacêutico tem como um conjunto de estratégias e ações que auxiliam a identificar as necessidades de saúde, gerar informação detalhada dos produtos, distribuir amostras grátis afim de gerar confiança e credibilidade, produzir material promocional e de qualidade. O trabalho do marketing nessa hora é de justamente fazer um apanhado de todas essas informações para promover de forma clara, objetiva e convincente que determinado produto possui todas as características necessárias para ser um ponto de referência naquele tratamento.
2.2 Pesquisa do Profissional de Atendimento
O profissional de atendimento, é responsável por pegar toda informação necessária do projeto, mais conhecido como briefing, que nada mais é que a informação e concepção do cliente, como tipo, estilo, cor, tendências, fontes, pesquisa, etc. Feito a coleta de informações, passamos para a segunda etapa, conduzir o briefing para a equipe de Planejamento iniciar com as pesquisas de mercado, afim de descobrirem qual a melhor forma de construir um projeto 100% eficaz e satisfatório para o cliente.
Fica também o atendente, responsável em manter toda a comunicação entre a equipe de criação com o cliente, assim mantendo uma sintonia entre eles.
A grande maioria das empresas investem bastante em profissionais de atendimento que sejam capazes de produzir um bom briefing, porque ele sendo rico de informação e bem feito, vai garantir que todo projeto seja bem produzido e consequentemente tendo a aceitação e satisfação do cliente.
O profissional
- Cristiane Royg
- 50 anos de idade
- Diretora Contas e Atendimento
- Atua na profissão a mais de 34 anos.
- Trabalhou em diversas agencias de Publicidade e Propaganda, e atualmente está na Zero11.
- As contas que atualmente atende são: Daiichi, Natulab, Eurofarma, Teva e Sorvetes Rochinha.
Entrevista
1-) Quando começou a trabalhar com algo relacionado a publicidade?
Meu primeiro trabalho foi com 16 anos, na Management Center do Brasil, que era uma empresa de cursos para executivos, eu atendia o telefone e explicava sobre o curso que a pessoa consultava. De certa forma me ajudou, pois fazia um trabalho de “atendimento”, tinha que ser simpática, ter as informações precisas e “encantar” o futuro cliente, converter a ligação em um cliente.
...