Marketing esportivo
Por: Anna Kieling • 5/5/2015 • Projeto de pesquisa • 846 Palavras (4 Páginas) • 611 Visualizações
O que é marketing esportivo?
Marketing é a ciência de você identificar os defeitos e as qualidades dos produtos, explorar as qualidades e minimizar os defeitos dele e, assim é o marketing esportivo, lincar a sua marca, a marca do seu cliente, do seu patrocinador e fazer um esquema vitorioso. É colocar a empresa através de eventos esportivos, diversos eventos ligados ao esporte, pode ser desde apoio ligado ao atleta a patrocínios de eventos.
Como é composto?
No marketing esportivo se trabalha com os 4 p’s (Produto, preço, praça, ponto) alinhando seu composto para atingir o sucesso. Mas no marketing esportivo muitos profissionais utilizam um p a mais, é o p da paixão. A paixão que um consumidor tem pelo esporte, a emoção, é o fator determinante para a compra de um produto ou serviço. A combinação desses 5 p’s podem garantir o sucesso.
Quais seus usos?
Nos grandes e pequenos eventos esportivos, Olimpíadas, copa do mundo, mega-rampa. Ligando a imagem de um atleta a empresa, fornecendo o produto ao eventos ou atletas, e assim sendo, tem sua imagem associada.
Leis que incidem sobre o assunto?
“A Lei de Incentivo ao Esporte – Lei 11.438/2006 – permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas, até 6%.”
http://www.esporte.gov.br/index.php/institucional/secretaria-executiva/lei-de-incentivo-ao-esporte/noticias-lie-2/37564-profissionais-de-marketing-esportivo-conhecem-lei-de-incentivo-ao-esporte
Qual a importância das estratégias para a empresa?
É o benefício de ter a imagem de um atleta, clube ou evento associado a grandes empresas, e assim fazer um bom esquema de estratégia. Acaba refletindo no próprio produto, varejo e no consumidor. O aumento da receita.
O projeto: Queremos patrocinar o circuito mundial de vôlei masculino que acontece no Brasil, o grand prix feminino que acontece no Brasil, e etapas do vôlei de praia que também aconteçam no Brasil, através de banners publicitários, bolas infláveis, estandes da gelatina, nosso produto na lanchonete oficial do evento, e ao fornecimento aos atletas durante as partidas pois se trata como alimento saudável. Com tudo ter nossa imagem associada a um grande evento esportivo de sucesso que é o vôlei brasileiro.
Objetivo: Nós queremos através do público presente e das imagens de televisão ao vivo, alcançar o maior número de pessoas para o consumo de nossa gelatina.
Justificativa: O vôlei brasileiro é algo que o povo se orgulha, temos inúmeros títulos em mundiais e em olimpíadas, as pessoas vão assistir ao vôlei em família, todas as idades estão presentes, a gelatina Gianini zero busca fazer uma interação entre o vôlei, que é um dos esportes mais praticados do Brasil, com um alimento, juntos o esporte e uma gelatina zero, são melhores para a população, a fusão do esporte com um alimento saudável é de sucesso e a nossa gelatina está no mercado para ser consumida, é para mostrar isso queremos a ajuda do vôlei.
Descrição técnica: Acontecerá nas partidas de vôlei do Brasil em solo brasileiro, não importa o estado em que se sediará a partida, teremos banners publicitários dentro e fora das quadras, bolas infláveis na torcida e como parte da arena, alimento presente na lanchonete oficial das arenas, fornecimento aos atletas durante o intervalo, terá a duração de uma partida de vôlei que pode ser de 1:00 a 2:30 de duração, e nas áreas externas desde a chegada do público as arenas da partida. A interação será total entre o público, os atletas que quiserem comer durante o intervalo, e através do visual para o público de casa.
...