Título: A Floresta Nunca Morre Sozinha Cliente
Por: Mariana Scansetti • 27/10/2019 • Trabalho acadêmico • 546 Palavras (3 Páginas) • 422 Visualizações
[pic 1]
Campanha impressa da
Escolhida como capa da edição especial
da revista “Archive” lançada em 2017, no Cannes Lions.
Ficha Técnica
Título: A Floresta Nunca Morre Sozinha Cliente: Fundação SOS Mata Atlântica
Agência: DPZ&T Comunicações S.A. Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção de Criação Executiva: Sergio Mugnaini, Marcello Barcelos
Direção de Criação: Daniel Motta
Planejamento: Fernando Diniz
Mídia: Paulo Ilha, Amanda Meziara
Aprovado por: Marcia Hirota, Afra Balazina, Joice Veiga, Jessica Rampazo
Direção de Produção: Marcos Moura Foto/3D/Tratamento de imagens: Platinum
Criação: Daniel Mattos, Silvio Amorim, Tiago Zanatta
Atendimento: Elvio Tieppo, Ana Coutinho, Laís Papi
ArtBuyer: Andrea Soeiro
Análise baseada nos Itens Avaliativos
A Fundação SOS Mata Atlântica foi criada é uma organização não-governamental criada em 1986. Trata- se de uma entidade privada sem fins lucrativos, destinada a defender os últimos remanescentes de Mata Atlântica no país. A ONG desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável e proteção e manejo de ecossistemas. A contribuição da SOS Mata Atlântica é alertar, informar, educar, mobilizar e capacitar para o exercício da cidadania. Transformar valores e atitudes em prol da Mata Atlântica.
Por ser uma ONG que luta em favor do meio ambiente, não tem um grupo específico como público-alvo, mas sim a população em geral, sendo então diversos os grupos de pessoas que podem ser influenciados por sua campanha. Entre eles estão: possíveis voluntários, empresas parceiras, doadores, fornecedores, governos locais e outras organizações, a fim de apoio, e pessoas “comuns”, a fim de alerta-las da causa/ problema em questão.
A campanha passa através das peças o conceito de que ao afetar a floresta, a fauna também é diretamente afetada, se a florestas morrer, toda sua cadeia animal morrerá junto. As peças não se apoiam uma na outra para o conceito ser entendido.
Faz uso da tipografia efêmera, sem serifa (bastão), sendo Sans serif geometrica, além de seguir as cores realistas da floresta/animais, sendo em maior parte cores as análogas do verde. Por tanto, não se utiliza da psicologia com as cores para influenciar.
A Ilustração hiperrealista da campanha causam mais impacto ao mostrar uma onça pintada e um mico leão dourado com metade de seus corpos somente em osso.
Porque avaliei essa campanha como criativa?
A campanha tem a intenção de conscientizar as pessoas sobre como o desmatamento desenfreado não acaba apenas com as florestas em relação a flora, e sim, com todo o ecossistema em que nela habita, evidenciando nas ilustrações, a fauna como sua principal afetada.
...