A ADOLESCÊNCIA E CRIMINALIDADE
Por: Danniris • 25/6/2016 • Trabalho acadêmico • 374 Palavras (2 Páginas) • 541 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
Amanda de Sousa
Cristina Cezária
Daniela Siqueira
Danniris Monteiro
Graziele Silva
ADOLESCÊNCIA E CRIMINALIDADE
BELO HORIZONTE
2016
1 RESUMOS DOS ARTIGOS ESCOLHIDOS
Violência urbana, criminalidade e tráfico de drogas: uma discussão psicanalítica acerca da adolescência.
Esse artigo visa mostrar o adolescente que vive a criminalidade prejudicando sua infância, chegando mais cedo à vida adulta, dentro do tráfico de drogas se identificando nos crimes devido dificuldade que a puberdade apresenta e uma sexualidade traumática. Para entender essas dificuldades, o artigo conceitua a diferença entre puberdade e adolescência, e entre violência, agressividade e ato agressivo para a psicanálise, e as mudanças quanto à composição do laço social na contemporaneidade.
O adolescente e as mudanças na criminalidade urbana
Esse artigo refere-se ao aumento da criminalidade urbana com adolescentes envolvidos, mostrando uma linha do tempo com esse contexto de adolescência e criminalidade, onde explica o que os governantes têm feito para amenizar esse problema; como a criação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), e explica quais são as possíveis causas do envolvimento de jovens com o crime.
Adolescência e violência: Mais uma forma de exclusão
Esse artigo esclarece interfaces entre a questão da violência e a fase da adolescência na sociedade brasileira contemporânea, destaca a complexidade das causas e manifestações da violência, com ênfase nos contextos da família e da escola. O artigo também pontua a redução da violência ser alcançada, a longo prazo, através da educação e da comunicação dirigidas à mudança de atitudes e ao desenvolvimento de habilidades, com as seguintes estratégias: educação e terapia direcionados aos pais para melhorar as suas práticas na criação dos filhos; educação e programas centrados nas escolas visando alterar os fatores ambientais ; programas comunitários que incluam escolas, meios de comunicação, organizações comunitárias e outros foros, num esforço para mudar atitudes, desenvolver habilidades e promover mudanças nas políticas sociais e nos ambientes
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GUERRA, A., SOARES, C., Pinheiro, M., & Lima, N. L. (2012). Violência urbana, criminalidade e tráfico de drogas: uma discussão psicanalítica acerca da adolescência. Psicologia em Revista, 18(2), 247-263. doi: 10.5752/P.1678-9563. Acessado em 14/06/2016.
ADORNO, S., BORDINI, E., LIMA, R. O adolescente e as mudanças na criminalidade urbana,1999. São Paulo. Acessado em 15/06/2016.
MILANI, F. Adolescência e violência: mais uma forma de exclusão, 2000. São Paulo. Acessado em 10/06/2016.
...