A LIBERDADE COMO QUESTÃO FILISOFICA
Artigo: A LIBERDADE COMO QUESTÃO FILISOFICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laura2013 • 11/12/2013 • 203 Palavras (1 Páginas) • 6.066 Visualizações
A LIBERDADE COMO QUESTÃO FILOSÓFICA
Filosoficamente a questão da liberdade se apresenta na forma de dois pares oposto:
O primeiro par necessidade -liberdade.A liberdade como questão filosófica
O segundo par contingência -liberdade.
O par necessidade também pode ser formulado em termos religiosos ,como fatalidade -liberdade e em termo científico como determinismo-liberdade.
Necessidade e o termo filosofico empregado para referir-se ao todo da realidade ,existente em si e por si que age sem nos insere em suas redes de causas e efeitos condições e consequências.
Fatalidade e o termo religioso usando quando pensamos em forças transcendentes superiores nossas e que nos governam,quer queiramos ou não.
Par contingência -liberdade também pode ser formulado pela oposição acaso-liberdade.Contingência ou acaso significa que a realidade e imprevisível e mutável ,impossibilitando deliberação e decisão racionais.Num mundo contingente tudo acontece por acidente ou por acaso ,e nele somos um barquinho perdido no mar tempestuoso,levado em todas direção .
Necessidade ,fatalidade,determinismo significa que não ha lugar para a liberdade ,por que o curso das coisas e de nossa vida ja esta fixada ,sem que nela possamos intervir.Contingência e acaso significam que não ha lugar para a liberdade ,por que não curso algum das coisas e de nossa vida sobre o qual pudéssemos intervir.
...