A Liberdade
Monografias: A Liberdade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danielle14 • 18/1/2015 • 331 Palavras (2 Páginas) • 2.477 Visualizações
1- Explique a oposição entre necessidade e liberdade. Por que a necessidade ou fatalidade parece excluir a liberdade?
R= Porque o homem, a cada dia se vê mais preso a necessidade, isso é: decorrente do sistema capitalista, PPR exemplo, um homem para sustentar a sua família, nesse sistema, precisa trabalhar em média 8 horas por dia. Ele é obrigado a seguir isso, do contrário, ele não poderá comprar bens materiais, por exemplo. Excluindo sua liberdade, onde nessas oito horas que ele passa trabalhando , ele poderia estar conhecendo lugares e pessoas novas.
2) Explique a oposição entre contingência e liberdade. Por quê a contingência ou o acaso parece excluir a liberdade?
R= Contingência e acaso significam que a realidade é imprescindível e mutável, impossibilitando deliberação de decisão racional definidora de liberdade. Liberdade significa a ausência de oposição. Contingência ou acaso parece excluir a liberdade porque a liberdade deve ser conquistada.
3) Explique porque nem a necessidade, nem a contingência impedem realmente a liberdade?
R= Porque há sim lugar para a liberdade, e que nós podemos intervir no curso de nossas vidas, basta nós querermos, porque nem tudo na nossa vida acontece por acaso.
4)Explique a concepção sartreana de liberdade. O que Sartre quis dizer ao afirmar que "estamos condenados à liberdade"?
R= Um ser livre é responsável pelo seu tempo, pela sua vida e a daqueles que o rodeiam. A responsabilidade gera compromisso, exige respostas e empenho.
5) Explique a concepção aristotélica de liberdade.
R= Diz Aristóteles que é livre aquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir. A lliberdade é concebida como o poder pleno e incondicional da vontade para determinar a si mesma, isto é, para autodeterminar-se.
6) Explique como os estoicos e Hegel definem a liberdade humana.
R= Para os estóicos, a liberdade é estar acima das emoções, acima da dor e do sofrimento, acima da corrupção física e moral dos seres humanos. Hegel partilhava essa idéia. "Acima" no sentido de não se deixar influenciar, de manter-se ético, mesmo diante de todas as dificuldades.
...