A UTOPIA
Por: thaemmys • 22/6/2016 • Resenha • 2.445 Palavras (10 Páginas) • 423 Visualizações
1.INTRODUÇÃO
Utilizando dos mesmos critérios abordados na Obra “A UTOPIA” e fazendo uma analise critica a respeito do atual sistema brasileiro, apresenta-se uma visão diferente, e propondo uma felicidade duradoura aos moradores do nosso pais.
A base para o detalhamento das criticas e para a visão utópica apresentada neste trabalho é retirado do contesto utópico utilizado por Thomas More baseado em uma concepção de ideais impostas pelo autor afim de relatar a vida em uma sociedade perfeita com valores atribuídos a todos os habitantes dessa (ilha).
A diversificação de pensamentos entre o povo é um fato a ser reestudado, pois nem sempre o contesto de pais utópico é o mesmo, já que os seres humanos possuem necessidades distintas.
- RESUMO
A utopia é uma obra de Thomas More, nesta obra o mesmo tenta apresentar ao leitor o contesto de uma civilização utópica, antes conhecida como “lugar algum” hoje em dia interpretado como “lugar perfeito”. Para More a utopia representa uma ilha com uma comunidade perfeita.
O fato relatado no livro decore de um encontro de Thomas More, seu amigo Peter Gilles, e um velho estrangeiro chamado Raphael no jardim do hotel de More. Entre as conversas surge à descrição da terra ideal compreende o escopo da estória. Utopia é um lugar onde não há propriedade privada, sendo que todos trabalham, mas sem exageros. Os moradores de Utopia trabalham por três horas pela manhã e por três horas à tarde com um intervalo de duas horas. Todos os moradores de Utopia vestem-se com a mesma roupa, e não utilizam nenhum tipo de adorno, como joias ou metais preciosos, os mesmos eram considerados brinquedos, o que More tenta enfatizar é a diferença de valores, entre materiais e sentimentais, a felicidade só pode ser alcançada com igualdade e a existência de riqueza e bens supérfluos seria um empecilho. O estilo de vida utopiano possui algumas características especificas tais como
- Intolerância ao fanatismo
- Valores familiares
- Sociedade tradicional
- Desvalorização de bens supérfluos
- Povo exerce o poder
Todo enredo se da a uma critica a sociedade Inglesa que passava por um momento de extrema desigualdade social, onde o clero e a nobreza exerciam o poder havendo então a disputa por territórios, devido a luxuria muita famílias eram destruídas havia miséria e fome, a educação era restrita, além de disputas entre religiosos, notando-se o cenário devastador e pouco promissor é que surge a necessidade da felicidade havendo então o pressuposto de como deveria ser a sociedade perfeita.
- SOBRE A OBRA
Nome da Obra: A utopia
Autor: Thomas More (1480-1535)
Gênero: Ficção
Destaque: Critica a situação politica e social da Inglaterra
Ano de Publicação: 1516
1.3A BUSCA PELA FELICIDADE NO SECULO XXI
A busca pela felicidade atualmente consiste em duas palavras, dinheiro e poder, a busca incansável pelo reconhecimento, a falta de tempo e a perca da saúde são fenômenos que assolam o século XXI, o contesto estudado neste trabalho tem como base a comparação feita por Thomas More a respeito da sociedade Inglesa e a utópica. Baseado no seu contexto de sociedade perfeita, usaremos da mesma técnica para diferenciar o atual sistema Brasileiro e quais as possíveis mudanças que podem auxiliar para a quebra de paradigmas que assolam a sociedade no século XXI.
Alguns critérios utilizados baseiam- se nas necessidades tanto física quanto intelectuais dos habitantes por isso dividiremos em tópicos, uma vez que as necessidades são opostas ao sistema atual.
2. O SISTEMA POLITICO
No Brasil o sistema politico é dividido em três, o poder executivo, legislativo e judiciário, baseia-se na teoria de Charles de Montesquieu, onde cada poder exerce uma função distinta.
O poder executivo é aquele que possui a função de fazer as coisas funcionarem, Já o poder legislativo é aquele que tem por função idealizar as leis e julgar as propostas dos presidentes, o poder judiciário deve interpretar as leis e fiscalizar o seu cumprimento.
Vivemos em pais que busca o socialismo e a igualdade social, atualmente governada por partidos que se consideram defensores da classe C, vivemos em um momento de crise, onde os defensores dos menos favorecidos não são afetados pela falta de emprego, ou pelo sistema de saúde precário do qual estamos submetidos a fazer uso.
O sistema eleitoral brasileiro consiste em um sistema majoritário, onde é eleito aquele que receber a maioria dos votos por parte dos eleitores, e considerado crime o suborno e a compra de votos pela lei n° 2.848 de 07 de Dezembro de 1940:
“Art. 333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício:
“Pena - reclusão, de 1 (um) ano a 8 (oito) anos, e multa.”
2.1 CRITICA AO SISTEMA POLITICO
Ordem e progresso! Como manter a ordem diante de tanta corrupção? Como manter a ordem diante de uma crise politica, econômica e social? Como pode existir progresso diante de tanta desigualdade? Socialismo no Brasil seria realmente possível?
Perguntas constantes que não pode ser respondido, o Brasil é um pais extremamente capitalista, embora sejamos constantemente influenciados pelos nossos lideres políticos de que a gestão publica tem sido eficaz, e tem buscado soluções para os problemas da atualidade, promovendo bolsas auxílios e programas sociais, ainda assim sabemos que nosso pais não pode ser comparado a outros países tais como Austrália, onde o salario mínimo é muito maior e jornada de trabalho não é exaustiva, onde a qualidade de vida é prioridade e consequentemente os índices de violência são baixos. Um país nada mais é do que o reflexo de sua gestão, a falta de confiabilidade é umas das coisas que mais representam o Brasil atual. Por outro lado, se o país é o reflexo da gestão a gestão também é o reflexo dos cidadãos, é muito cômodo culpar os nossos lideres políticos por todo arrombo nos cofres e pela inflação, porem é fato de que todos os seres humanos carregaram um pouco de culpa, uma vez que não nos diferenciamos muito dos nossos presidentes, vereadores, governadores, prefeitos ou senadores, isso porque pensamos somente em nós mesmos e queremos levar vantagem em tudo.
...