Disciplina De Etica e Filosofia
Por: João Júnior Santos • 11/12/2015 • Trabalho acadêmico • 507 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Bacharelado em Administração Pública
Polo: Limoeiro
José João Dos Santos Júnior
Disciplina Filosofia e Ética
Nadja Medeiros
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE
2015
Unidade 01 - Atividade Virtual 02
1. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.
A Filosofia antiga acontece sobre tudo em Antenas e depois em Roma. A mesma esta dividida em três fases:
Pré-socrático ou Cosmológico: em que a filosofia se ocupa principalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza;
Socrático ou antropológico: ocorrido entre o final do séc. V até o final do séc. IV a.C., cujas figuras principais são Sócrates, Platão e Aristóteles, em que o objeto de estudo da filosofia passa a ser o homem, sua vida política e moral, e sua capacidade desconhecer as coisas;
Helenístico ou greco-romano: Quando começa a consolidar a supremacia da visão cristã e nesse período não mas se acredita nas soluções coletivas para a vida humana e se começa a introduzir uma saída mais individualista. A Filosofia Medieval inclui pensadores europeus, árabes e judeus. A Filosofia medieval marca a presença da Igreja Católica Romana e a criação das primeiras Universidades, onde o curso principal era a Teologia sendo a Filosofia uma “serva da Teologia”. Marcada pela estreita relação entre filosofia e religião, ou melhor, entre filosofia e teologia; E a forte presença de Aristóteles nos campos da logica, ética e metafisica. A diferença e separação entre Deus e o homem. A Filosofia Moderna tendo início no período do Renascimento, seu epicentro foi na Itália. Foi nesse período que a Europa saiu para conquistar a América, Aconteceu a Reforma Protestante, criação da ciência moderna, formulação das utopias, inauguração da ciência politica, onde se procura romper com o domínio ideológico da Igreja Romana, acontece a revolução artística. Muitos filósofos deste período pareciam estar usando a filosofia para abrir caminhos que pudessem ajudar a fundamentar algum tipo de concepção, de ideia. Era como se tentassem encontrar uma forma de provar aquilo que tentavam passar.
2. Em que medida poderíamos dizer que hoje em dia há pessoas que vivem de modo antigo, de modo medieval, ou de modo moderno? Faça-o com exemplos.
3. Há diferença entre o conceito kantiano de modernidade, apresentado ao falar de Iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual é a diferença?
A modernidade se caracterizava pela maioridade, ou esclarecimento que se baseava na partida de tomada de decisões e responsabilidades que o homem tinha quando saia da menoridade, onde o mesmo é responsável. Segundo o conceito de Kant quando o homem esta na menoridade ele é totalmente dependente dos outros e não tem liberdade para tomar decisões na sua própria vida. Diferença da modernidade que tem responsabilidades, autonomia e estabelece normas que irá seguir assumindo seus riscos.
...