FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓLICOS DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Por: lucianekava • 11/12/2016 • Trabalho acadêmico • 3.856 Palavras (16 Páginas) • 364 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÀRIO INTERNACIONAL UNINTER LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
LUCIANE KAVA DOS SANTOS SOUZA RU 1378956
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓLICOS DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
IBAITI-PR
2016
LUCIANE KAVA DOS SANTOS SOUZA
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓLICOS DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Relatório de portfólio do ciclo I, módulo C, Fase I apresentado para fins de avaliação nas disciplinas do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional Uninter
Tutor Local: Flavia Muraroto
IBAITI-PR
2016
RELATÓRIO DO DIA 3 DE OUTUBRO DE 2016
Livro fundamentos socioculturais da educação capitulo 1
Conversamos sobre Émile Durkheim, tido como o pai da sociologia, e primeiro autor a se destacar com o método sociológico, usou a ciência para estudar a sociedade, definindo sociologia como ciência dos fatos sociais, colocando as seguintes idéias:
Fato social abordagem sistemática e metodológica, é algo ou costume que a sociedade faz sem questionar, é um fato social que nasce na sociedade, mas tem influencia sobre o individuo, tudo aquilo que aprendemos socialmente.
Educação como um mecanismo transmissor da cultura herdada pelas antigas gerações e a conservação do que já foi construído socialmente pelos homens.
Consciência coletiva o conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria.
Vimos que o autor vê as diferenças não como pontos de discórdia, ou mesmo como contradições, mas como diferentes funções sendo elas:
Função acadêmica fornece os elementos de socialização, introjecção da cultura para a manutenção da ordem social.
Função econômica contribui para o desenvolvimento e produtividade.
Função política favorece a convivência social, compreensão e a aceitação das diferenças.
Função distributiva seleciona e mantém os grupos.
Falamos também sobre o que diferencia os homens dos animais é a sua capacidade de transmitir sua cultura através da linguagem e outros pontos como:
Educação intencional, formal ou não formal
Formal é típica das escolas e outras instituições especialmente organizada para educar com métodos. Não formal atividade educativa estruturada fora do sistema escolar convencional.
Diversidade cultural é derivada das condições em que os homens vivem e de acordo com as relações que constroem no ambiente.
Socializar o individuo que vem a ser adaptá-lo a vida social ensinando a eles os hábitos, os costumes, as linguagem, as regras sociais.
Objetivo da educação é reproduzir individualmente a humanidade produzida coletivamente.
Relatório, livro teoria da aprendizagem capitulo 1
Falamos neste encontro das três áreas do conhecimento, filosofia, educação e psicologia.
Filosofia
A filosofia ocidental foi dividida por séculos e subdividida por períodos, idade antiga, idade média, idade moderna e idade contemporânea. Na antiguidade vista também como período arcaico as pessoas se usavam do pensamento mítico para explicar o mundo faziam o uso de mitos contavam historias viam isso como a única maneira de passar a sua cultura aos seus descendentes, justamente por não possuírem a linguagem da escrita. Na idade media a educação tinha como base a fé católica, olhando somente para a bíblia sem poder criar uma nova concepção de mundo. Idade moderna foi feita uma proposta pelos grandes estudiosos que a aprendizagem fosse medida pela razão pela investigação cientifica e pela pesquisa experimental. Idade contemporânea neste período então que é o atual, o pensamento humano se vê nas condições de se expressar de filosofar, de questionar de investigar e tudo com muito mais acesso e liberdade.
Discutimos também sobre senso comum e consciência filosófica, sendo o senso comum a educação informal, são idéia passadas naturalmente, primeiro no núcleo familiar depois no convívio com outras pessoas, e baseado nos mitos, é Simplício, traz idéias prontas podendo elas ser falsas esta voltado para a demanda da vida cotidiana, mas não podemos esquecer que por milhares de anos foi com base no senso comum que as pessoas conduziam suas vidas ,devemos sim possuir o senso comum mas agregar a ele a consciência filosófica ,para fazer uma analise mais critica passando assim a uma educação formal sistematizada ,fazendo uma reflexão rigorosa e radical.
Psicologia e pedagogia
São tidas como ciências modernas que combinam juntas, sendo a pedagogia a ciência que estuda a criança de maneira didática e a psicologia a ciência que entende a criança, o seu conhecimento o seu psicológico.
Psicologia da educação
Dedica-se aos estudos do processo de ensino e aprendizagem.
Psicologia social
É a interação das pessoas com as outras a sua volta por meio da linguagem.
RELATÓRIO DO DIA 10 DE OUTUBRO DE 2016
Livro fundamentos socioculturais da educação capitulo 2
Falamos da educação e cultura como multiculturalismo interculturalismo, etnocentrismo, e pluralidade cultural.
Multiculturalismo criado pelos grupos que se sentiam descriminados, e a luta pelo respeito às diferenças e pela igualdade aos direitos sociais, pode ser feito por meios de manifestações,de grupos que lutam pela inclusão social, por exemplo, os dos homens sexuais com a luta pelo casamento.
O interculturalismo implica a intregação de indivíduos e grupos étnicos minoritários numa sociedade com uma cultura diferente. É aceitação e respeito pelas diferenças.
Etnocentrismo são as atitudes pela qual o individuo ou grupo social, que se considera o sistema de referencia julga os outros a luz dos seus próprios valores como se fossem o centro da realidade os melhores, os perfeitos. Temos como exemplo de etnocentrismo o inicio da colonização do Brasil, onde queriam que todos fossem iguais a civilização européia considerada como modelo perfeito em todos os sentidos.
...