Filosofando A Verdade é Filha do Tempo
Por: marisaasa • 2/11/2019 • Trabalho acadêmico • 428 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
a verdade é filha do tempo
Individuo guiado pelas emoções, instintos e provido de razão, o homem vive cada momento de sua existencia construindo historia, deixando registrado que suas ações modificaram o mundo, e que o principal instrumento para tal transformação é o trabalho, o trabalho que aprisiona e liberta, o deixa submisso ou soberano, alienado ou lucido, o trabalho que ensina e constrói toda a existencia humana.
A ação humana é transformadora, ela nos difere dos animais, de acordo com Maria Lucia de Arruda Aranha, "os animais permanecem mergulhados na natureza, ja o homem é capaz de transforma-la, o mundo em que vivemos não podemos chamar de natural, pois este se encontra transformado".
"O que você que ser quando crescer?" Desde crianças ja nos é imposto a ideia de que o trabalho é o unico e verdadeiro caminho para o sucesso, que o mundo é uma maquina gigante e que cada ser humano é uma peça da engrenagem e o trabalho é o combustivel que faz o mundo girar, tal pensamento é uma dominação que aliena, o deixa cego para outros caminhos, pois o trabalho é a unica verdade, e que a verdade seja dita, trabalhamos para viver, e não ao contrario não é mesmo?
A verdade é abstrata, pois esta existe no juizo de cada um, é o produto do conhecimento intuitivo e/ou cientifico com experiencias, açoes humanas, que deixam evidencias para assim comprovar a "verdade verdadeira". Para a antropologia cultura é tudo o que o homem produz ao construir sua existencia, então ao relacionar trabalho a construir e transformar, é dizer que o "trabalho é chave para o sucesso" é uma verdade absoluta.
Crer que o homem trabalhador é uma peça da sociedade colocando objetivos, imposições ilusiorias, crenças a submissão de valores que deixam o individuo cego a outros caminhos diferentes daquele que lhe é imposto como unico caminho verdadeiro, faz parte da ideologia capitalista, que faz do trabalho o caminho para os prazeres da vida, se não como ato prazeroso, estas ideias alienam o homem a uma suposta ilusão da verdade, logo, vivemos para trabalhar.
A verdade é filha do tempo, o tempo passado, o presente e o futuro, o tempo que o dinheiro não compra, que o homem deseja, pois ele não esta a seu alcance, o tempo que assombra ou contenta, que é modesto ou cruel, o tempo que o homem perdeu ao enchergar o trabalho como chave para o sucesso, e sucesso como simbolo de felicidade, prazer. O tempo que passou e não volta mais, e esta é a unica verdade.
...