Ideias sobre o homem
Por: victor_puc_minas • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 405 Palavras (2 Páginas) • 387 Visualizações
Exercício de Reflexão 2 – Ideias sobre o Homem
Texto-resposta questão 1.
A definição acerca do que é o homem ainda é motivo de muitas reflexões filosóficas, antropológicas e de outras áreas científicas. No entanto, indagar-se sobre essa questão demonstra a capacidade racional do ser humano que o diferencia dos outros seres. Pode-se atribuir ao conceito de homem, a união de três instancias, ou seja, é considerado ser humano aquele que a quem lhe deram, a princípio, a vida que tem em si a propensão a partilhar desta vida em uma sociedade, possuindo maior facilidade de conviver, comunicar-se, aprender com experiências, gerar conhecimento; além de possuir qualificações inatas como decisão, liberdade e caráter.
Texto-resposta questão 2.
Como afirma Cassirer, tudo ser vivo possui um sistema que recebe os estímulos externos e outro que responde a tais estimulações, sendo de suma importância o equilíbrio e a cooperação entre esses sistemas a fim de garantir a sobrevivência.
Entretanto o ser humano descobriu um novo método para se adaptar: o sistema simbólico, a partir disso, Cassirer afirma que o homem não deve enfrentar de imediato a realidade face a face, tendo em vista que isto seria retroceder, pois o homem agora alcançou uma nova realidade de valor considerável, tendo induzido nesse universo natural-racional uma rede simbólica que engloba, por exemplo, o meio cultural, o misticismo, a religião, as emoções, sonhos e temores.
Texto-resposta questão 3.
- Quando se diz que o homem não é nada mais do que aquilo que faz a si próprio tem-se umas das máximas do existencialismo que define o homem como um projeto que só passa a existir a medida que se constrói e se realiza. Consequentemente torna-se responsável por suas escolhas e ações.
- O homem não é apenas o que aparenta ser, ele tem uma essência, que lhe torna algo que transcende a realidade física da qual se pode ver e experimentar, assim o homem sendo dotado de ações e pensamentos.
- Nietzsche denuncia a existência de um universo externo ao indivíduo superior, composto, acima dele, por um poderoso discurso moral, religioso e metafísico, repressor, e, abaixo dele, pelo ressentimento do rebanho, que faz com que as pulsões naturais, fonte das suas características maiores que alimentam o seu talento e o seu desafio, impossibilitadas de virem a se realizar, voltem-se para o seu interior, corroendo-o, aviltando-o, sufocando-o.
...