Liberdade
Artigo: Liberdade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviarf • 10/9/2014 • Artigo • 743 Palavras (3 Páginas) • 257 Visualizações
Liberdade ....
A palavra liberdade, neste mundo tão incoerente e interesseiro, tem sofrido ao longo dos tempos transformações gigantescas e a verdadeira essência do seu significado se apresenta bem escondida!
Desde que temos memória, em termos históricos, a palavra liberdade sempre significou a ausência de um jugo, de um domínio. Um povo oprimido clamava por liberdade e enquanto não a obtivesse, à custa de sangue se necessário fosse, fazia dela o seu mais elevado ideal. Liberdade a todo o custo sempre foi a idéia que mais se enraizou na mente humana desde os primórdios, e a sua concretização sempre povoou os sonhos do homem. E hoje em dia toda a gente fala de liberdade; liberdade de expressão, liberdade de consciência, liberdade religiosa, liberdade social, liberdade política, liberdade intelectual, liberdade sexual, liberdade racial, liberdade, liberdade, liberdade!
Liberdade não é oposição, resistência, segregação, divisão, elitismo, direito, prevalência, maioria, personalidade, identidade, capricho, desejo, vontade. Não é sonho, ideologia, objetivo, meta, finalidade. Liberdade não é razão, opinião, intelectualidade, abstração. Liberdade não é ostentação, não é demagogia, não é política nem religião. Liberdade não é conquista, não é vitória, não é símbolo nem doutrina.
Liberdade é discernimento; liberdade é modéstia, é humildade; liberdade é altruísmo, é compreender aquilo de que os outros necessitam. Liberdade é abnegação, étudo o que posso dar em troca de nada, é conhecer-me e por isso conhecer os outros e saber exatamente de que precisam. Liberdade é prescindir, é abdicar, é pôr de parte tudo o que cultiva o egoísmo, tudo o que alimenta o individualismo, tudo o que fomenta o antagonismo. Liberdade é semear bem e colher melhor, é saber a diferença entre o bem e o mal. Liberdade é conhecer a causa e o efeito, é conhecer a lei universal que rege a vida, é ver as coisas tal qual elas são. Liberdade é abstenção de julgamento, de condenação; é entendimento e compaixão. Liberdade é a palavra que fica por dizer porque nasceu da ira; liberdade é o pensamento que truncamos à nascença porque lhe conhecemos os efeitos; liberdade é o ato que sensatamente decidimos não praticar porque fere outros ou a ação que branda e generosamente praticamos porque sabemos que será beneficente. Liberdade é saber que o que sou está em harmonia com o que somos. Liberdade é comunicar em silêncio e agir em silêncio.
A liberdade não é uma noção. É uma forma de viver.
A liberdade não é uma abstração. É uma ação direcionada.
A liberdade não é um conceito. É uma conduta universal.
1. Para você, o que é a liberdade?
2. Acredita que é tão veementemente almejada? É atualmente um ideal legislado?
3. Porque será que um chamado “atentado” à liberdade pressupõe inimigos, ódios, vinganças, lutas, crueldades, chacinas e até desperta guerras?
4. Será que o seu significado político, social, intelectual, religioso, mental, consegue fazer jus à sua verdadeira significação, à sua verdadeira essência?
5. Porque é que achamos que liberdade é ter direitos, é poder fazer isto
...