Liberdade
Seminário: Liberdade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissa276 • 13/2/2015 • Seminário • 527 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
Como não se pode dizer que existe uma liberdade absoluta ao se referir que “nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo” ele pode estar avaliando o fato de que o mundo já esta contituido mais não totalmente assim o homem tem que se fazer no mundo.Quando entramos na esfera do mundo vemos muitas possibilidades já construidas.o que nos permite liberdade.Mas quando ele se refre a “nascermo no mundo” quando este já esta constituido de imenso campo de possibilidades ao homem construindo e determinando sua liberdade apártir de sua esfera social,cultural e geografica já imposta anteriomente sem que perceba, consecutivamente esta liberdade será limitada Trata-se da discordância entre a visão que o homem pode ter de si mesmo pela reflexão ou pela consciência e aquela que se obtém ligando suas condutas às condições externas das quais elas, manifestamente, dependem.
É impossivel que o homem seja livre em algumas ações e determionado em outras o homem não pode ser determinado porque para isso ele precisaria ser uma coisa pois o este se constitue nas relações com as coisas e com os outros homens assim o hom em nçao pode ser determinado pelo fato de ser no mundo de se fazer no mundo e estar aberto ao mundo.
Aqui esta estrutura que é o homem, não limita seu acesso ao mundo, mas, ao contrário é o meio que faz o homem comunicar-se com ele. É só assumindo a sua situação, social e natural, é que o homem poderá ter a liberdade.
Desta maneira o homem não é livre porque escolhe (decide) absolutamente, ele só pode fazer a escolha a partir de algo que já existe. A sua escolha está condicionada. Por exemplo: Somos homens e por isso precisamos nos alimentar. Estamos “condenados” a sermos homens, mas podemos escolher comer ou não comer. O homem é livre ao fazer algo com a situação, dado que está na situação sempre, já existe o compromisso sempre.
A
liberdade depende das condiçõe
s sociais, econômicas, cultu
rais, históricas, etc.
e também da consciência, do
corpo,
das
emoções, sentimentos, etc.
A liberdade e
m Merleau
-
Ponty é uma conquista;
não está dada,
deve ser
construída
. Ela não se fecha em si ou em um mundo, está sempre abert
a a novas
possibilidades. É algo que
nos
pertence inteiramente e não pela metade ou em parte.
Não vem da motivação, nem é um ato voluntário ou f
ruto da causalidade, mas sim
deliberação existencial frente ao mundo
2
. Quando dizemos que ela é fruto da
deliber
...