O Conhecimento Artístico
Por: pilojoy • 21/9/2018 • Dissertação • 637 Palavras (3 Páginas) • 833 Visualizações
Nome: Edilberto Aragão Alves Junior
Conhecimento Artístico
Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer algo. Também pode ser uma informação que possa ser adquirida, como uma instrução. O significado de conhecimento tem origem no latim cognoscere, que significar saber.
O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. Essa forma de conhecer o mundo pretende idealizar o bem-estar do ser humano, portanto surge da consequência das relações do homem com o meio. O indivíduo procura entende-lo partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos. A forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes: Científico, Filosófico, Senso Comum, Mítico, Religioso e Artístico. Aqui abordaremos a do Conhecimento Artístico.
O Conhecimento Artístico é um conjunto de fatores intimamente pessoais adquiridos durante a vida, experiência e carreira do indivíduo. Esse saber é expressado através do processo criativo, materializando-o por meio de habilidades adquiridas e emocionais.
O processo criativo envolve diversas áreas como as artes plásticas, a dança, a música, o teatro, o cinema. Durante muitos anos, a visão positivista do conhecimento colocou a ciência no topo de uma pirâmide. Logo abaixo dela, vinham conhecimentos tidos como inferiores, como a filosofia, a religião e o empirismo (chamado de conhecimento vulgar ou do senso comum).
Atualmente, filósofos e cientistas começam a concordar que existem outras formas de explicar o mundo tão importantes quanto a ciência. Uma dessas formas, ainda um tanto desvalorizada, é a arte. Essa é a forma de conhecimento que consegue fazer com que o indivíduo transcenda de sua condição de miserabilidade, onde a única certeza é a que, um dia, irá morrer, para um mundo onde ele consegue projetar todos os seus desejos de forma a esquecer, por um dado momento, sua realidade. Os livros, quadros, filmes, a música e, até mesmo, as histórias infantis, podem servir de ponte para essa transmutação servindo de gatilho para acessar as memórias arquivadas no inconsciente.
E é exatamente isso que diferencia o aprendizado científico do artístico: o meio utilizado. Enquanto o conhecimento cientifico utiliza-se de observação e comprovação, o artístico, em suas diversas expressões, tem como meio de expressão a fantasia e a imaginação.
Desta forma, pode-se, erroneamente, confundir tal conhecimento como falso, imaginário ou mentiroso? Somente se for levando em consideração o plano histórico ou da realidade física.
Porém o Conhecimento Artístico se torna importante quando, consegue fazer com que um indivíduo consiga ouvir uma música e imediatamente seja transportado para um mundo, onde a realidade não o alcança, já que, nesse momento, ele passa a ser personagem não sofredor das consequências da realidade.
Além disso, o Conhecimento Artístico pode contribuir no tratamento de toxicodependentes e alcoolistas. Esse sentimento de transcendência que o Conhecimento Artístico proporciona pode aliviar e desviar a atenção dos dependentes de seus problemas e do vício em si. Esses dependentes não fazem uso das drogas ou do álcool por terem excessivo amor pelo pelas substâncias e não optam por dar continuidade na utilização delas despeito dos problemas.
Ao entrarem em contato com a arte, os dependentes experimentam a oportunidade de terem entretenimento, conhecimento, reflexão, como forma de ter uma melhoria na qualidade de vida e, por extensão, no tratamento. Esse contato com a arte funciona como uma mudança de foco, uma grande ajuda. Podendo sair da sua realidade e relembrar de como era a vida sem a dependência e alimentando a esperança de controle e retomada da vida fora da dependência.
...