Posturas do Leitor no Ato de Estudar
Por: Luna Rosa • 12/10/2021 • Ensaio • 380 Palavras (2 Páginas) • 158 Visualizações
LUCKESI, Cipriano. et all. Fazer universidade: uma proposta metodológica. IN-O leitor no ato de estudar a palavra escrita. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1986. p 136-143
Criticidade está relacionado ao ato de estudar direto a realidade, é algo logico e objetivo. E essa lógica não está baseada no sentimentalismo. A-criticidade é o ato de estudar indireto a realidade, ele é mais emocional não incentiva o lado argumentativo ou investigativo do leitor. O ato de criticar pertence ao ser humano, ao estudar o leitor deve assumir uma postura crítica e não a-acrítica, seguir uma postura que faça dessa atividade um processo de entendimento do mundo, ir além do que está no texto, a leitura busca uma reflexão e que despertemos a prática da argumentação, caso contrário será só um processo mecânico e muitas vezes sem sentido.
A primeira forma do ato de estudar é um processo de operação com a realidade para que se encontre um sentido adequado e mais esclarecido enquanto relação direta do sujeito com o objetivo do conhecimento, ou seja, é sobre a pessoa ler e partir do sua leitura tirar seu próprio entendimento, é uma experiência direta com a realidade. A segunda forma do ato de estudar é o entendimento da realidade de forma indireta, ou seja, que ocorre quando recebemos o conhecimento de outra pessoa que já realizou o ato de estudar, uma forma mais a-acrítica.
O estudante na universidade deve ser um leitor sujeito que não é do tipo que só retém informações, ele deve busca entender a mensagem e deve estar atento a três pontos: o primeiro que é compreender e não só memorizar a mensagem, segundo deve-se ter a postura de avaliar o que está lendo e terceiro ter atitude de questionar, de perguntar e buscar sobre o assunto. Nos estudos o estudante não deve ser o leitor objeto que é colocado como instrumento de armazenamento de informações, pois muitas das vezes ele não vai conseguir reproduzir o que foi lido ou estudado ao contrário do leitor sujeito.
...