Que pretendia Sócrates com o diálogo?
Por: Paloma Machado • 18/2/2017 • Trabalho acadêmico • 291 Palavras (2 Páginas) • 1.897 Visualizações
Atividade de Aprendizagem
Aula 2
1. Que pretendia Sócrates com o diálogo?
Para Sócrates o objetivo de seu diálogo era despertar a consciência no leitor, de que ele não sabe o que pensava saber. O interlocutor se sente propenso a continuar, pois foi liberto da ilusão de seu saber, dessa forma se torna capaz de construir ideias mais fundamentadas. A meta do diálogo socrático é levar a pessoa ao autoconhecimento para que o interlocutor posso se apossar de sua própria alma.
2. Em que a dialética platônica é diferente do diálogo socrático?
A dialética platônica se consiste em um debate, onde se identifica um problema e a partir dele, através do método geômetras se busca uma hipótese satisfatória que possa resolvê-lo. O dialogo se baseia em ideias opostas, pois, o interlocutor pensa saber o que na verdade não sabe, assim Sócrates o encaminha na busca do autoconhecimento.
4. Que Platão entendia por “ideia”?
Platão entende por ideia a essência real das coisas existentes no mundo sensível, não são conceitos ou representações, a ideia existe em si própria, inerente ao tempo ou ao mundo sensível. O texto da o exemplo da cadeira, não importa de qual material ela seja a quão conservada ela está, mesmo que envelheça e quebre, a essência da cadeira permanecerá através do tempo e não mudará.
5. Quais as etapas do conhecimento segundo Platão?
Podemos associar as etapas do conhecimento juntamente com o Mito da caverna, quando o individuo apenas enxerga as sombras ainda está na etapa de agnosis, rompendo com essa etapa o individuo consegue chegar a doxa, onde se encontra capaz de gerar opiniões ainda cego pela luz do mundo real, quando consegue superar o mundo sensível e chegar a compreensão do mundo das ideias atinge finalmente a episteme, a etapa do conhecimento.
...