Theodor Adorno
Por: Gabriela Rocha • 16/5/2016 • Trabalho acadêmico • 305 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
Para Theodor Adorno a educação requer a retomada de princípios de civilidade humana, não quer uma educação de dominação e barbárie. Ele acredita que há uma regressão dos padrões civilizatórios. Para o autor o ensino deve promover a consciência critica para combater a indústria cultural. O conhecimento está se transformando em lucro.
A arte perdeu o seu caráter emancipatório, deixa de ter conteúdos críticos e deixa de ser produto da razão. A arte passou a ser um bem produzido pela indústria. Adorno quer que a arte volte para o seu caráter crítico, e não que vire mercadoria.
O indivíduo quando perde a critica, ele perde a noção de contradição, não consegue pensar que em uma história existem dois lados, ele passa ater uma visão ciclópica, não reconhece mais a existência de opiniões. O homem nessa situação perde o contato com a verdade, pois, visa apenas o lucro, assim ele vai usar a ciência para o mal, resultando em barbáries.
O caminho para uma boa educação é preciso formar um indivíduo culto, com conhecimentos científicos, humanos e artísticos, preparado para uma vivência democrática. A perspectiva sociológica de seu pensamento fazia com que ele considerasse a escola como a instituição capaz de formar o homem não dominado, pleno de autonomia de pensamento e ação em todas as instâncias da vida social. Esse homem resistiria ao processo de massificação e de adaptação cega à ordem estabelecida.
OLIVEIRA, Paulo César. Theoria - Revista Eletrônica de Filosofia. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: Reflexões a partir da filosofia de Theodor Adorno. Disponível em: http://www.theoria.com.br/edicao0109/Educacao_e_Amancipacao.pdf Acesso em: 15 de nov. 2015
LIMA, Emerson Filipini de. Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília. Vol. 1, nº 1, 2008. A CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO DE THEODOR W. ADORNO. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/Emerson%20Filipini%20-%209%20_77-84_.pdf Acesso em: 15 de Nov. 2015
...