Trabalho,valoração e cidadania
Por: andreacordeiro • 21/9/2015 • Dissertação • 473 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
Trabalho, valoração e cidadania.
O conteúdo desta disciplina nos fez rever alguns conceitos e conhecer um pouco melhor sobre assuntos que muitas vezes torna-se tão cotidiano que passam despercebidos aos nossos olhos.
Pensamos um pouco sobre a origem da palavra “trabalho”. Esta palavra está associada a sacrifícios, esforços e segundo Aristóteles a escravidão. Para os romanos o trabalho estaria ligado a castigo e aos cristãos da Idade Média a dor, sofrimento e servidão.
O trabalho estava ligado à força, gerando uma exclusão de pessoas que executavam e os que planejavam, pensava e desenvolvia. Conceituando uma desvalorização das pessoas.
Ainda nos dias de hoje no Brasil, temos casos de pessoas que são escravizadas, trocando seu trabalho por comida, moradia, etc. dando valor ao dinheiro.
Valor está associado a você dar ou não importância ou peso as pessoas, acontecimentos, coisas, etc. Emitindo uma opinião sobre as coisas como: feio, bonito, gosto, não gosto, honesto, desonesto, vulgar, caro, barato, etc. dando importância a mais ou a menos sobre cada situação.
Homens e mulheres vivem numa sociedade que são orientados por valores morais que é a valoração ética. Onde estabelecem relações com os outros, aprendendo a comportar-se corretamente e valorizar numa relação entre você e os outros.
Aqui podemos dizer que a cidadania pode ser aplicada, desde pequena escutamos que a nossa liberdade termina onde começa a do outro, e todos somos responsáveis por nossos atos (deveres e direitos).
Nós nos tornamos cidadãos a partir das participações e pelas responsabilidades que temos com as coisas públicas.
Exclusão, inclusão cultural, política e social são valores que estão inclusas na sociedade em que vivemos e por isso como cidadãos devemos analisar se todas as pessoas estão exercendo estes direitos.
Todas as pessoas neste país têm o direito a Educação (Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e já estamos vendo alguns cidadãos com o Ensino Superior sendo mantido pelo governo.
Figura 1 – Tirinhas da Mafalda [pic 1]
Fonte: Imagem extraída de uma proposta de exercício da disciplina Homem, Pensamento e Cultura: abordagem filosófica e antropológica do Curso Profuncionário Técnico em Secretaria Escolar.
Falando um pouco sobre as tirinhas da Mafalda numa simples pergunta como podemos levantar vários assuntos, pensamentos e opiniões.
Ela pergunta a mãe:
- Para que a gente está no mundo?
E a mãe responde:
- Para trabalhar, para nos amar, para fazer deste mundo um mundo melhor.
Ela pensa... E diz a mãe que ela tem um bom senso de humor.
Aí levantamos um questionamento.
Será que fomos criados só para isso?
Será que é suficiente?
Todas as pessoas não terão as mesmas respostas e todas serão verdadeiras ou não.
Analisamos que uma pessoa é um indivíduo único que vive numa sociedade com valores, trabalhos, pensamentos diferentes, mas que devem respeitar a opinião das pessoas para que possam conviver em sociedade (família, escola, igreja, trabalho).
...