Áreas de Ocorrência do Antilophia bokermanni (Soldadinho do Araripe) e as Ameaças a Sua Existência
Por: João carlos • 21/10/2016 • Relatório de pesquisa • 2.260 Palavras (10 Páginas) • 344 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL
CAMPUS DO SERTÃO
CURSO DE GEOGRAFIA-LICENCIATURA
João Carlos Lima Pereira
José Carlos dos Santos
Tiago Henrique Vidal
Áreas de Ocorrência do Antilophia bokermanni (Soldadinho do Araripe) e as Ameaças a Sua Existência
Delmiro Gouveia
2016
JOÃO CARLOS LIMA PEREIRA
JOSÉ CARLOS DOS SANTOS
TIAGO HENRIQUE VIDAL
Áreas de Ocorrência do Antilophia bokermanni (Soldadinho do Araripe) e as Ameaças a Sua Existência
Trabalho de Pesquisa apresentado a Disciplina de Biogeografia, no Curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas, como requisito parcial para obtenção de nota na Disciplina.
Orientação: Prof. Me. Marcos Vinicius Varjão Romão
Delmiro Gouveia
2016
RESUMO
Esta pesquisa é fruto de um trabalho de campo que foi realizado pelas turmas do quarto e quinto período do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, na região da bacia sedimentar do Araripe, mais conhecida como chapadão do Araripe ou cariri cearense. Área bastante rica em biodiversidade, recursos hídricos e sítios arqueológicos. Particularmente, esta pesquisa teve como objetivo estudar o habitat e as características naturais do Antilophia bokermanni (Soldadinho do Araripe, ou lavadeira-da-mata, galo-da-mata, cabeça vermelha-da-mata, língua-de-tamanduá, uirapuru-matreiro). Ave da espécie passeriforme pertencente à família Pipridae. Essa ave é endêmica da região do Cariri cearense e desde o seu descobrimento na década e 1990 que ela entrou para a lista de espécies ameaçada em extinção no planeta. A principal causa é a degradação do seu habitat natural a partir das ações antrópicas. Então, a partir de levantamentos de campo e bibliográficos esta pesquisa buscará compreender a nível de biogeografia e geomorfologias os aspectos que tem influenciado a diminuição da ocorrência desse pássaro na região da bacia sedimentar do Araripe, na parte conhecida como mata úmida localizada no sopé da chapada. Para isso, será levado em consideração a antropisação, os aspectos climáticos, geomorfológicos e os impactos ambientais que a região vem sofrendo ao longo do tempo.
Palavras Chave: Soldadinho do Araripe; Antilophia bokermanni; Cariri
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO......................................................................................................05
- DESENVOLVIMENTO.........................................................................................06
- CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................10
- REFEÊNCIAS.........................................................................................................11
- INTRODUÇÃO
Esta pesquisa é fruto de um trabalho de campo que foi realizado pelas turmas do quarto e quinto período do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, na região da bacia sedimentar do Araripe, mais conhecida como Chapadão do Araripe, área bastante rica em biodiversidade, recursos hídricos e sítios arqueológicos. Durante o Campo, especificamente para a turma do quinto período, a linha de análise foi voltada diretamente para as disciplinas de Biogeografia e Geomorfologia o que nos permitiu realizar uma análise mais ampla e abrangente da área pesquisada.
A bacia sedimentar do Araripe é uma área bastante extensa e apresenta possibilidades de estudo em diversas linhas de pesquisa, mas a nossa linha de analise nesta pesquisa está voltada a estudar as áreas de ocorrência do Antilophia bokermanni (Soldadinho do Araripe). Está ave é uma espécie endêmica da região do Araripe e foi descoberta recentemente no mundo da ciência pelo zoólogo brasileiro Werner Bokermann. Mas logo após a sua descoberta a ave passou a ocupar o topo da lista de espécies em extinção no planeta.
A chapada do Araripe está localizada na divisa entre os estados de Ceará, Pernambuco e Piauí, nessa região concentra-se centenas de nascentes de agua, mas devido a uma inclinação de aproximadamente cinco graus na estrutura do relevo, a maior parte das nascentes estão situadas no lado Cearense. Essas áreas de nascentes é o local de ocorrência do Soldadinho do Araripe. Atualmente o número de indivíduos da espécie tem diminuído gradativamente e dentre as principais causas que tem levado esta espécie a desaparecer está a perda de seu habitat natural, provocado pelo desmatamento e a degradação dos mananciais.
Atualmente a distribuição do Soldadinho do Araripe concentra-se na parte da floresta úmida, situada no sopé da chapada, que é também onde estão concentradas as nascentes de água, que por sua vez tem sofrido bastante com as ações antrópica. Então, mediante as leituras bibliográficas e as pesquisas realizadas na região, esse trabalho busca compreender a nível de biogeografia e geomorfologias os aspectos que tem influenciado a diminuição da ocorrência desse pássaro na região da bacia sedimentar do Araripe, levando em consideração os aspectos climáticos, geomorfológicos e os impactos ambientais que a região vem sofrendo ao longo do tempo.
- DESENVOLVIMENTO
Ao iniciar esta pesquisa, tivemos a oportunidade de conhecer o Instituto Cultural do Cariri, local onde é realizado o Projeto Soldadinho do Araripe. O Instituto desenvolve ações e educativas atividades culturais e de preservação da espécie nativa, além de manter uma espécie de pequeno museu voltado a apresentar a sociedade as características, os hábitos e toda história do Soldadinho do Araripe. Foi no instituto onde tivemos o primeiro contato com as imagens da ave e também tivemos a oportunidade de assistir um pequeno documentário da equipe de pesquisa responsável pelo estudo, descobrimento e catalogação da espécie. A imagem abaixo ilustra as características da espécie:[pic 1][pic 2]
...