A Colonização Brasileira
Por: vanderlei510 • 11/5/2019 • Trabalho acadêmico • 574 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
COLONIZAÇÃO BRASILEIRA
Carta de Pero Vaz de Caminha trata de relatos visuais do inicio ao fim da viagem do descobrimento do Brasil pelos portugueses. Sendo esse o primeiro documento impresso da história do Brasil, porém sendo, essa carta contestável. (fonte Wikipedia.org).
Pero Vaz de caminha começa seu relato com pedido desculpa por sua ignorância, e logo da inicio a sua partida de Belém, descrevendo tudo com muito detalhe do que vê, Porem no último parágrafo faz um pedido que, aproveitando do cargo que exerce teria poder em pedir a sua alteza.
(Edição base: Carta a EL Rei D. Manuel, Dominus, São Paulo, 1963.)
“E, pois que, Senhor, é certo que tenho neste cargo que levo como em outra qualquer coisa que vosso serviço for. Vossa alteza há de ser de mim muito bem servida, a ela peço que por me fazer singular mercê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro – que d’Ela receberei em muita mercê”.
Brasil, descoberto em 1500, porem a colonização brasileira, pelos portugueses deu inicio em 1530, o rei português com medo de perder o controle sobre as terras brasileiras para os franceses, encaminha a primeira expedição ao Brasil, com objetivo de povoar, proteger explorar riqueza nela encontrada. Utilizado o método de sesmaria, concedeu terras a pessoas com recursos próprios, houve quem comprava terras com bem feitorias, com objetivo de produzir artigos para o consumo europeu, e tornar a colônia brasileira numa base da economia portuguesa, mas essas ocupações foram muito violentas, deixando muito escravo índios e negros mortos, que fez a mão –de- obra ficar escasso, sendo que muitos índios promoviam ataques e assaltos contra os colonizadores. Assim nesse contexto restaram duas capitanias que resistiram a esse ataques e que ainda renderam lucro; Pernambuco e a de São Vicente.
Fazendo uma transição do filme (DESMUNDO; de Alain Fresnot 2003), Padre Manoel da Nóbrega preocupado com miscigenação do pecado com as índias pede ao Rei para enviar ao Brasil freiras órfãs, para que casassem com colonos arrendatários a fim de construir família.
Trecho do filme: (DESMUNDO, de Alain Fresnot, 2003)
“já que escrevia a vossa alteza a falta que nesta terra há de mulheres, com quem os homens casem e vivam em serviço de nosso senhor, apartados dos pecados, em que agora vivem, mande vossa alteza muitas órfãs, e si não houver muitas, venham de misturas delas de quaisquer, porque tão desejadas as mulheres brancas cá, que quaisquer farão muito bem à terra, e elas ganharão, e os homens da cá aparte-se-hão do pecado. ”( padre Manoel de Nóbrega).
Porem as mulheres eram submissas aos homens, ditas como escravas, eram obrigadas submeter aos seus desejos e anseios, os índios eram tratados como animais, um ser inferior, vistas que não havia comunicação entre portugueses e índios, nota-se que no filme não havia legenda nas falas entre os índio e os colonos. E quando apareciam estavam sempre trabalhando.
Referencia:
https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Carta_de_Pero_Vaz_de_Caminha§ion=3&veaction=edit&oldid=52915374&wteswitched=1
...