A REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA
Por: Elfeliz • 20/11/2018 • Projeto de pesquisa • 1.110 Palavras (5 Páginas) • 259 Visualizações
REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA
O Brasil é dividido em Estados e Regiões. A região pode ser definida como um conjunto de relações socioespaciais que lhe confere uma característica própria e , portanto, diferente dos espaços vizinhos e externos.
A primeira regionalização do Brasil foi feita em 1941 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O país foi dividido em cinco regiões.
Ao longo das décadas seguintes á primeira regionalização, foram realizadas várias modificações na divisão oficial, ampliando-se os critérios para as novas divisões. Justifica-se a adoção dos limites estaduais pelo fato de facilitar a coleta e a organização dos dados estatísticos e consequentemente, a implementação de medidas administrativas.
Para consolidar a divisão do país, o IBGE tomou como base os aspectos naturais, embora tenha levado em conta os fatores humanos ao formar o Sudeste e o Sul. Nessa região estariam implantados os níveis da técnica, da ciência e da informação que lhe garantiriam participar mais efetivamente do processo de globalização.
A proposta definitiva foi em 1969, e sua implantação efetiva vigorou a partir de 1° de janeiro de 1970. A partir de 1988 o Brasil passou a ser integrado por 26 Estados e um Distrito Federal. Foram criadas as seguintes regiões:
Região Centro-Oeste: constituída por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, totaliza uma área de 1.604 852 km2 que abriga aproximadamente 14 milhões de pessoas.
Região Nordeste: a região caracterizada pela seca ocupa uma área de 1.556.001 km2, onde vivem aproximadamente 53 milhões de pessoas. É composta pelos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
Região Norte: formada pelos estados do Acre, Tocantins, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará e Amapá. O território é constituído por uma área de 3.851 560 km2, ocupada por aproximadamente 15,8 milhões de pessoas.
Região Sudeste: região onde vivem cerca de 80,3 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 927. 286 km2. O sudeste é constituído por quatro estados, são eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Região Sul: ocupa uma extensão territorial de 575. 316 km2, onde se encontram distribuídos cerca de 27,3 milhões de habitantes. A menor das regiões brasileiras é formada pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O QUE É IDH?
IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida importante concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população. Apartir do IDH, anualmente é elaborado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com base em três critérios:
Grau de escolaridade: média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada.
Renda: Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes. Esse item tinha por base o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, no entanto, a partir de 2010, ele foi substituído pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, que avalia praticamente os mesmos aspectos que o PIB, no entanto, a RNB também considera os recursos financeiros oriundos do exterior.
Nível de saúde: baseia-se na expectativa de vida da população, reflete as condições de saúde e dos serviços de saneamento ambiental.
O Índice de Desenvolvimento Humano varia de 0 a 1, quanto mais se aproxima de 1, maior o IDH de um local.
IDH BRASILEIRO
De acordo com dados divulgados em novembro de 2010 pela ONU, o Brasil apresenta IDH de 0,699, valor considerado alto, e atualmente ocupa o 73° lugar no ranking mundial. A cada ano o país tem conseguido elevar o seu IDH, fatores como aumento da expectativa de vida da população e taxa de alfabetização estão diretamente associados a esse progresso.
[pic 1]
O Brasil, como é possível observar no gráfico acima, saiu de 0,545 (baixo IDH), em 1980, para 0,744 (alto IDH). Em 2010 o Brasil apresenta IDH de 0,699, ocupando a 73° posição no ranking mundial, valor considerado alto. Em 2014, ocupa a 79ª posição entre os 187 países mensurados.
Em comparação individual com outros países, o Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil ficou maior que o de países como China (0,715), Colômbia (0,708), Indonésia (0,681) e África do Sul (0,654). No entanto, o nosso país encontra-se atrás de outras nações como o México (0,755), Panamá (0,761), Líbia (0,789), Cuba (0,813) e República Tcheca (0,861). O pior colocado é o Níger (0,335) e o melhor colocado é a Noruega (0,943).
Em avaliação dos principais quesitos que integram o cálculo do IDH entre os anos de 1980 separadamente, verificamos que houve evoluções substanciais, mas ainda são necessárias melhorias.
...