As Relações topológicas no Geoprocessamento
Por: Eduardo Henrique • 3/11/2022 • Trabalho acadêmico • 281 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
Universidade Federal de Minas Gerais
Instituto de Geociências – Departamento de Cartografia
Disciplina: CRT009 – Geoprocessamento Professor: Sergio Faria
Estudante: Eduardo Henrique Passos da Silva Turma: 2021/2
Curso: Geografia
Tarefa 6 Data: 18/11/2021
[pic 1]
- A construção da topologia é uma etapa na criação de base de dados geográficos e no processamento desses dados. Faça um desenho para explicar os três tipos de relações topológicas na representação de dados geográficos e explique porque a topologia é necessária no processamento desses dados?
[pic 2]
Na estrutura topológica os relacionamentos espaciais entre os elementos geográficos são representados por nós, arcos e polígonos. A topologia permite estabelecer relações entre os elementos de: pertinência, arcos definindo limites/áreas de polígonos; conectividade, arcos conectados via nós, permitindo identificação de rotas, redes, etc; contiguidade, arcos comuns definem adjacência entre polígonos
- As funções de análise num GIS-vetorial podem envolver operações topológicas e não-topológicas. Explique a diferença entre essas duas classes de operações, apresentando exemplos de cada uma delas para justificar sua resposta.
Operações não topológicas são simples, geram linhas sem contiguidade, polígonos abertos e sem área, sobreposições e buracos. Em monitoramentos de fauna e flora de empreendimentos minerários existe a metodologia de procura via “transecto”, onde o pesquisador se desloca por uma linha entre dois pontos fazendo o registro de fauna ou flora que deseja, essa linha é posteriormente armazenada com esses registros, porém por não ser um registro pontual dificulta uma posterior conferência.
Operações topológicas permitem contiguidade, sendo exemplos: um motorista procura seguir as rodovias que conectam a origem e o destino de sua viagem; limites comuns entre lotes; zoneamento de um plano diretor municipal.
...