Atividade no Portfólio: Atividade do Ciclo
Por: hbcagrimensura • 10/5/2022 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 394 Visualizações
[pic 1]
Atividade no Portfólio: Atividade do Ciclo 2
Aluna: Helena Bernardes Cortez
Para desenvolver a atividade, busque identificar em um mapa (em um atlas, em mapas em pdf encontrados na internet, no Google Maps ou Google Earth) o município ou a região em que você vive. Depois disso, com base no mapa geológico do Brasil, identifique a província geológica em que seu município está. Lembrando que para isso o material didático será bastante útil. Os mapas que mostram as províncias geológicas do nosso país estão no livro de Janoni (2013), Unidade 2, páginas 64 (rochas ígneas), 72 (bacias sedimentares) e 79 (terrenos metamórficos).
Depois de descobrir o tipo de província geológica que predomina na sua região, escreva um texto breve (de uma a duas laudas, em média) contemplando os seguintes aspectos:
a) indique o tipo de rocha predominante (ígnea, sedimentar ou metamórfica) no município ou região, bem como suas principais características, minerais mais comuns e possíveis finalidades econômicas.
b) como este tipo de rocha se insere no chamado “ciclo das rochas”? Descreva os aspectos pertinentes à gênese do tipo de rocha citado.
Use imagens (obtidas na internet) para ilustrar sua atividade.
O envio de mensagens se encerra em 25/04/2022
A área de estudo fica localizada no município de Goiânia, Goiás. Com aproximadamente 728,84 km², e se distancia de 209 Km da capital federal Brasília, está localizado na região do planalto central, estendendo-se do paralelo 16° e meridiano 49°.
O município expressa pequena diferença altimétrica, em análise a cartas, mapas e informações em livros e na internet identificou-se como rocha predominante no município se tratando de rochas metamórficas, predominam os micaxistos e quartzitos do Grupo Araxá com seção setentrional dominando os gnaisses e granodioríticas , localizado no planalto de Goiânia conforme a Anexo 1 (NASCIMENTO, 1991).
Para descrever as características mais comuns e minerais, abaixo está a figura 1, destacando a região metropolitana de Goiânia a cidade de Aparecida de Goiânia.
Figura 1 - Maiores produtores de minério, por valor de produção, do estado de Goiás (2014)[pic 2]
Fonte: RAL/Superintendência do DNPM – GO/DF (2015). Dados trabalhados por CARDOSO JÚNIOR, H. M.
Pela proximidade, a inclinação do município se pela extração de brita, por possuir umas diversas pedreiras que utilizam o calcixisto do Grupo Araxá, rochas granulíticas, calcários e granitos da região.
O ciclo das rochas, é cíclico, continuo e infinito, por erosão ou intemperismo, para melhor descrever o ciclo das rochas abaixo está a figura 2.
Figura 2 – Ciclo das Rochas
[pic 3]
Fonte: Toda Matéria (2022)
Conforme a figura 2, as rochas metamórficas possuem origem magmática ou sedimentar que sofre ações físicas e químicas, principalmente a temperatura, gerando uma metamorfose, possuindo textura granular, com alta coesão. As rochas metamórficas trazem a formação geológica estrutura, textura e composição mineralógica. Se originadas das rochas magmáticas a formação dá-se aos gnaisses e quartzo, se pelas rochas sedimentares, formam-se mármore, arenito e ardósia.
...