CARACTERÍSTICAS DA AMÉRICA LATINA E ÁREAS DE CONFLITO
Por: alisson675 • 14/11/2017 • Seminário • 2.864 Palavras (12 Páginas) • 323 Visualizações
SUMÁRIO
1 Introdução..........................................................................................04
2 Características Da América Latina..................................................05
3 Conflito Em Chiapas.........................................................................07
4 Ditadura No Haiti...............................................................................10
5 Peru: Sendero / Túpac Amaru..........................................................11
6 Colômbia FARC / ELN.......................................................................13
7 Considerações Finais ......................................................................15
8 Referencias........................................................................................16
Introdução
A América Latina é parte de um continente americano que fala as línguas românicas. Ela tem uma área imensa e de grande população.
Seu nome foi usado pela primeiras em 1856 pelo filósofo chileno Francisco Bilbao, e nesse mesmo ano pelo escritor colombiano José Maria Torres Caicudo e também foi aproveitada pelo imperador francês Napoleão III diante de sua invasão no México.
É provável que seus primeiros povos tenham vindo da Ásia para a América em cerca de 20 mil anos antes da chegada de Cristóvão Colombo ao ocidente. Esse povo provavelmente conseguiu seguir caminho por uma ponte feita de terra ou então de barco ou até mesmo atravessando uma ilha.
Um conflito é uma situação que envolve um problema, uma dificuldade que pode muitas vezes acarretar em um confronto entre duas ou mais partes que possuam interesses, valores e pensamentos totalmente opostos.
Com base nessa breve introdução, esse trabalho apresentará as características da América Latina, e quais os conflitos existentes atualmente nos países pertencentes a mesma.
Características da América Latina
Com cerca de 569 milhões de habitantes, a América Latina não é um espaço geográfico e nem um continente, mas trata-se de uma expressão usada para fazer referência a países de dependência da América que foram colonizados por países latinos como Portugal, Espanha e França. Portanto, a língua dos países variam entre português, espanhol e francês.
Vinte países fazem parte e também duas dependências. Esses são: Argentina, Colômbia, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Guatemala, Haiti, Nicarágua, Costa Rica, Honduras, El Salvador, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela são países e Guiana Francesa e Porto Rico são as dependências.
Ao falarmos sobre a economia, podemos concluir que a maioria dos países são dependentes da exportação agrícola e mineral. Brasil, Argentina, México Chile são os países que se destacam na produção e na exportação de manufatura por possuírem uma boa base industrial.
Conseguimos observar também que na maioria dos países há uma grande desigualdade social, com forte concentração de renda. Mas, Cuba é uma exceção, já que sua economia é socialista e quase todos os outros são capitalistas. As moedas mais fortes são: o Peso da Argentina, o Real do Brasil e o Peso do México.
Ao analisarmos a história, compreendemos que a maior parte da América Latina foi colonizada a partir do século XIX, por explorações das riquezas naturais e minerais dos países. No período colonial, a agricultura foi uma das bases econômicas e logo se tornou latifundiária e monoculturista. Durante esse protocolo, houve mão de obra escrava africana (em quase todas as colônias) e também teve índios perdendo à forças as suas terras junto a imposição da cultura européia nos nativos.
Dados dizem que atualmente, a maior parte da população é constituída por jovens de até trinta anos cerca de 80% da população habita em área urbana e por fim, que os principais grupos étnicos são brancos, negros, pardos e indígenas.
Na América Latina, a religião que tem grandeforça é o cristianismo, porém, O catolicismo é a que mais possui adeptos.
Quando falamos de dados econômicos e geográficos, temos que as maiores cidades são: São Paulo (Brasil), Rio de Janeiro (Brasil), Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina). Conseguimos também concluir que a agricultura, a mineração, indústria, turismo e extrativismo vegetal são as maiores fontes da economia; que o maior bioma é localizado na Floresta amazônica no Brasil e que o maior rio é o Rio Amazonas, também no Brasil e que a maior cadeia montanhosa está na Cordilheira dos Andes e também que o maior país da América Latina é Brasil.
CONFLITO EM CHIAPAS
Chiapas
É um estado do México. A capital é Tuxtla Gutiérrez. Limita-se com o estado de Tabasco ao norte,de Veracruz a noroeste e de Oaxaca a oeste. A leste limita-se com a Guatemala, e ao sul com o Oceano Pacífico.
O Movimento Zapatista
Formado por camponeses e indígenas mexicanos que defendem uma gestão mais democrática do território.
Emiliano Zapata é um dos personagens mais importantes da história do México, foi ele um dos líderes da Revolução Mexicana de 1910 que combateu o regime autocrático de governo do então presidente Porfírio Díaz. Sua marcante participação no processo revolucionário mexicano gerou uma série de seguidores e um exército de ideólogos que existe até hoje.
Origem
O movimento zapatista tem origem na constituição do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), que se inicia com a geração que participava dos movimentos que marcaram o final da década de 1960. O México estava sob uma forte crise social que unia setores estudantis e a base da sociedade; as repressões políticas aos envolvidos por parte do governo provocam uma rearticulação da esquerda do país, que passa a se organizar em novos partidos, guerrilhas urbanas e movimentos sociais.
Inicio
Em 1983, início do processo de construção do movimento zapatista, um grupo composto de cinco homens e uma mulher chega a Chiapas com o intuito de aprender a viver no ambiente hostil da montanha e realizar treinamento contra o exército mexicano. Este grupo começa a treinar os jovens indígenas para a defesa de suas comunidades, contra as ações dos jagunços e dos latifundiários da região.
Com o tempo as comunidades começam a integrar o EZLN. Esta organização fundamentalmente política e militar se revelou uma propulsora de práticas, formas de atuação e mecanismos de participação que tem a democracia, como objetivo principal.
...