Fichamento Teoria dos Refúgios (simplificado)
Por: Vinicius Tronquim • 1/6/2021 • Abstract • 277 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
Nome: Vinicius Nogueira Tronquim Bio Geografia: Diurno
Fichamento
Devido as mudanças climáticas, geradas pelo aumento de corrente frias vindo dos oceanos, abaixam a umidade do ar, por conta de uma frente fria que se estende até o Rio Grande do Norte diferente de hoje que ocupa apenas o sul do pais, essa corrente alongada repele o ar quente que traz humidade para o continente. Desse modo vegetações que necessitam de humidade se localizavam apenas próximos a rios e montanhas, onde ainda era possível encontrar um clima mais húmido, assim diminuindo o volume de matas densas, e criando apenas pequenos refúgios, onde outro bioma(caatinga e cerrado) invadia o território que antes se localizavam as florestas.
Evidencias
Uma das principais evidencias são as formas geológicas, como o relevo tabuliforme ou pediplanos e clima tropical seco. Além disso a interpretação de paleosolos e depósitos sedimentares (Stone Line ou linha de seixos) acusa um clima semiárido. Ainda também foi utilizado a analise polínica onde consiste na contagem de pólens encontradas nas camadas de diferentes profundidades do solo. E com tudo a contagem de carbono um importante método de datação.
Sendo assim também foram encontradas pequenas reservas de cactáceas localizadas e distribuídas pelo estado de São Paulo, sendo que seria impossível a formação de tal vegetação no clima atual.
Retorno da umidade
Após retomar a umidade o bioma da caatinga e do cerrado recuaram e deram espaço a florestas úmidas onde antes eram minorias, agora se tornaram maioria desse modo reconectando todos os refúgios de matas isoladas, assim todas as espécies ramificadas devido a isolamento geográfico voltaram a se misturar, com isso convivendo na mesma floresta e dando origem a grande biodiversidade.
...