Impacto Sócio – Ambiental da actividade Turística: Estudo de Caso do Parque Nacional de Gorongoza
Por: Dimbí Dimas • 30/8/2016 • Projeto de pesquisa • 3.423 Palavras (14 Páginas) • 419 Visualizações
Nilza Domingos Matsombe
Impacto Sócio – Ambiental da actividade Turística: Estudo de Caso do Parque Nacional de Gorongoza
Universidade Pedagógica
Maputo
2015
Nilza Domingos Matsombe
Impacto Sócio – Ambiental da actividade Turística: Estudo de Caso do Parque Nacional de Gorongoza
Licenciatura em ensino de Geografia com Habilitação em ensino do Turismo
Projecto de pesquisa, a ser apresentado na Universidade Pedagógica, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Departamento de Geografia, Para obtenção do grau de licenciatura em ensino de Geografia com Habilitação em Turismo.
Universidade Pedagógica
Maputo
2015
Índice
0. Introdução 3
1. Justificativa 4
2. Problema 5
3. 1. Objectivo geral 6
3.2. Objectivos específicos 6
4. Sugestões Metodológicos……………………………………………………………………….7
5. Referencial teórico……………………………………………………………………………...8
5.1. Turismo……………………………………………………………………………………….8
5.1. Turismo sustentável………………………………………………. ……………………...….9
6. Impactos Sócio-Ambientais do Turismo……………………………. …………………….....10
6.1. Impactos sociais do Turismo……………………………………… …………………….....10
6.2. Impactos Ambientais……………………………………… …………………………….....11
7. Impactos sócio - ambientais do turismo no parque nacional de Gorongoza……………….....12
8. Cronograma de actividades…………………..………………..………………………………13
9.Orçamento………...…………………………………………..……………………..…………14
10.Bibliografia……………………………………………………………...……………………15
0. Introdução
O turismo é um sector em constante crescimento em todo o Mundo, é uma actividade económica internacional que tem contribuído significativamente para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) da economia global. É considerado um dos sectores com maior empregabilidade da população economicamente activa no mundo (OMT, 2001).
O crescimento exponencial que o turismo vem tomando, tem despertado preocupação cada vez maior com os possíveis impactos sociais e ambientais nas regiões onde ocorre. Diante da emergência desta questão, os impactos sobre o meio ambiente e sobre as comunidades locais passam a ser enfatizados, em particular nas áreas protegidas que concentram muitos recursos naturais, cujo fluxo de visitantes tem aumentado consideravelmente em várias partes do mundo.
De acordo com o Plano Estratégico para Desenvolvimento do Turismo em Moçambique (MITUR, 2004), posta-se neste sector como alternativa para a redução do índice de desemprego e ao mesmo tempo como fonte de arrecadação de receitas para o Estado.
A abordagem sobre o desenvolvimento do turismo em áreas protegidas focaliza a necessidade de sustentabilidade nas esferas social, económica e ambiental pelo carácter multidimensional que caracteriza o turismo. Enfatiza o aproveitamento das potencialidades existentes através da promoção de uma série de actividades de natureza recreativa, sem no entanto, ameaçar a existência dos ecossistemas e valorizando o bem-estar das comunidades locais. É nesse contexto que o ecoturismo surge como uma proposta, que através dos seus princípios se dispõe a estabelecer bases que garantam a valorização dos recursos naturais e culturais e ao mesmo tempo gere benefícios socioeconómicos.
O parque nacional de Gorongoza agrega características que o tornam singular, possui um potencial turístico que permite praticar o ecoturismo, concentra ainda um conjunto de belezas cénicas com paisagens de diversa ordem de valor excepcional, tornando-se ideal para desenvolvimento de várias actividades turísticas com destaque para observação de animais de grande porte, pássaros, pesca desportiva, trilhas ecológicas e ainda apreciação de manifestações culturais das comunidades locais. Portanto, o presente trabalho tem como propósito analisar, a partir da percepção da comunidade local, a contribuição sócio-ambiental do ecoturismo no parque nacional de Gorongoza.
1. Justificativa
Na actualidade o turismo tem sido considerado como uma actividade com questionamentos sobre sua interacção com o meio ambiente e sobre as comunidades receptoras. As várias discussões visam essencialmente estabelecer novas abordagens que tratem sobre o uso dos recursos naturais, aliado a melhoria das condições de vida das comunidades onde se procuram novas estratégias de gestão de forma a garantir um desenvolvimento equilibrado do sector.
Moçambique é detentor de um potencial para o desenvolvimento do turismo, principalmente para o ecoturismo, devido a existência de uma extensa rede de áreas de conservação espalhadas por todo país. O parque nacional de Gorongoza é considerado uma das áreas de conservação
...