Liderança na Comunidade e Tomada de Decisão.
Por: Anselmo Olhar • 15/10/2016 • Resenha • 534 Palavras (3 Páginas) • 290 Visualizações
Ficha de Leitura Individual
Estudante: Iranilde Cousin
Liderança na Comunidade e Tomada de Decisão.
Cadeira: GPC. Curso de AGE 2016
dr: Sérgio Plácido
No | Conteúdos do Trabalho | Referencia Bibliografia |
01 02 03 | 1. Liderança na Comunidade Segundo PENTEADO, (1986 p 22); afirma que Liderança Comunitaria é um processo de influência e de desempenho de uma função grupal orientada para a consecução de resultados, aceites pelos membros dos grupos. Isto é Liderara é pilotar a equipa, o grupo, a reunião; é prever, decidir, organizar todo o processo do desenvolvimento comunitário. DL como uma visão integrada e compatível entre meio ambiente, necessidades sociais e a economia, tomando em conta o nível local e global, a curto e longo prazos. Para responder a estas novas necessidades que estão surgindo, novas actividades geradoras de emprego estão surgindo, os definidos como ‘’novos jazigos de emprego.’’ Com isso pode-se dizer que a Liderança é um grupo de pessoas, que transformadas em equipa que gera resultados, ou seja, produz., essa influencia deve se dar de forma ética e positiva, para que haja motivação e com isso entusiasmo, com intuito de alcançar objectivos da equipe e da organização. 2. Tomada de Decisão O DL não se pode conseguir se não existir uma vontade política local para o fazer:
3. Discuta sobre a influência dos processos de Liderança na Comunidade e Tomada de Decisão no Processo de Desenvolvimento Comunitário. E através de uma liderança comunitária e eficaz, o processo de desenvolvimento local sustentável deverá contemplar, segundo Sureda e Canals (2000, p. 23) a realização das etapas do processo de desenvolvimento local, deve obedecer a certos padrões que são fundamentais para a obtenção de seu sucesso no planejamento global, conforme um entoque, cujas características são:
Desenvolvimento Local deve, além de fortalecer o senso de identidade local, qualificar as organizações de carácter comunitário para o exercício de seu papel na gestão social do desenvolvimento do território, capacitando-as para conceber e gerir propostas de políticas públicas, mobilizar e articular o território e impulsionar processos de concertação institucional. É inegável que, para uma execução tida como mais eficaz na condução de uma comunidade, é preciso que o líder apresente as três características básicas definidas por Bass (1985) 5:
|
|
...