TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil: território e sociedade no inicio do seculo XXI

Por:   •  16/9/2019  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 3

O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI.

RESENHA. SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. 9a edição; Rio de janeiro: Record, 2006. Capitulo II: Do meio natural ao meio técnico cientifico informal.

Introdução: Três conceitos estruturantes para análise e transformações do Brasil são apresentados: o meio natural (hoje quase inexistente); meios técnicos e posteriormente ao meio técnico cientifico- Informal.

RESUMO: Inicialmente no texto e usado o nome de território para se discutir e definir os significados de “espaço” e posteriormente “território”, concluímos que território nada mais e do que um nome político em um pais, ou seja a existência de um pais se dá através de um território. Vale dizer sobre a crítica de Emanuel Correia de Andrade que cita sobre a periodização em ciclos que foi proposta e discutidas por historiadores, dizendo que não são realista, pois a exportação de um produto menos expressivo. Já o geógrafos tem como objetivo intender e interpretar a história do Brasil usando um conceito ligado a formação econômica social.

Por fim os autores do texto propõe uma periodização do território brasileiro unindo em três conceitos: Economia (Celso Furtado), povo (Darcy Ribeiro) e a cultura de (Florestan Fernandes) pretendendo considerar o território como a fala privilegiada da nação. Contudo o proposito e apresentar a sucessão dos meios geográficos brasil, assim na história do território com uma organização deste mesmo. Com isso ele teve três grandes momentos que podem ser definidos e identificados como: os meios naturais, os meios técnicos e por último o meio técnico cientifico informacional.

O primeiro período e marcado pelos tempos lentos na natureza comandando as nações de diversos grupos indígenas e pela instalação de europeus, empenhados todos em amansar esse ritmo. A unidade era dada pela natureza, e a presença humana buscava adaptar-se ao sistema naturais. Num período pré-técnico, a escassez era dos instrumentos artificiais necessários ao domínio desse mundo natural.

A segunda fase e os diversos meios técnicos, que gradualmente buscam atenuar o império da natureza. A mecanização seletiva desse verdadeiro conjuntos de “Ilhas” que era o território que exige e identifica subperíodos. As técnicas pré-máquinas e, depois, as técnicas da máquina que define o Brasil como um arquipélago de mecanização incompleta. Mais tarde, com a incorporação das máquinas ao território (ferrovias, portos, telegrafo), estaríamos autorizados a apontar um meio técnico da circulação mecanizadas e da industrialização balbuciante, caracterizando também pelos primórdios da urbanização interior e pela formação da região concentrada. No pós-guerra sobrevém a integração nacional, graças a construção de estradas de rodagem.

O terceiro grande período e a construção e a difusão do meio técnico cientifico informacional. Cabe, todavia, diferenciar uma primeira fase, um período técnico-científico que no Brasil dos anos 70, caracterizou-se, entre outros aspectos, por uma revolução das telecomunicações. É, sobretudo, nesse momento que, ultrapassando seus estágios de pontos de manchas, o meio técnico realmente se difunde. Mas o novo meio geográfico permanece circunscrito a algumas áreas. Já com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com