O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL: UMA PARCERIA NECESSÁRIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Danyneves • 3/9/2018 • Monografia • 2.866 Palavras (12 Páginas) • 478 Visualizações
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
DANIELE NEVES DA PAIXÃO
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL: UMA PARCERIA NECESSÁRIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SAQUAREMA-RJ
2018
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
DANIELE NEVES DA PAIXÃO
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL: UMA PARCERIA NECESSÁRIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão escolar adm, supervisão e orientação
SAQUAREMA-RJ
2018
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL: UMA PARCERIA NECESSÁRIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Daniele Neves da Paixão
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo analisar o papel do orientador educacional, suas funções e práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. O Orientador Educacional faz parte da equipe pedagógica, este tem a responsabilidade de desenvolver projetos e acompanhar o planejamento, observando e intervindo de acordo com as necessidades da turma ou do aluno. A OE auxilia os professores no dia a dia escolar, devendo promover a relação entre família e a escola através de conversas com os pais sobre o desenvolvimento do aluno para que estes interajam no processo educacional. O trabalho iniciou-se com um breve histórico da Educação Infantil no Brasil até a atualidade, perpassando para o papel do Orientador Educacional no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica através de leituras e estudos de alguns autores como Giacaglia;Penteado (2009), Saviani ( 2005) dentre outros. Concluiu-se que o papel do orientador no processo de aprendizagem escolar na fase de Educação Infantil é de extrema importância no processo de ensino aprendizagem do aluno, desde que esteja em parceria com o professor para que juntos possam minimizar as dificuldades que a criança apresenta no decorrer do ano letivo.
Palavras Chave: Orientador Educacional. Educação Infantil. Ensino e aprendizagem.
1
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem como tema o papel do orientador Educacional: Uma parceria necessária para o ensino e aprendizagem na Educação Infantil.
A Educação nacional atualmente conta com uma pedagogia renovada, devido às mudanças socioeconômicas e culturais na sociedade, fez com que a escola mudasse a sua forma tradicional de educar, criando novos métodos e envolvendo outros profissionais no processo educacional como: supervisores, orientadores e psicólogos escolares.
A pesquisa no primeiro momento buscará apresentar um breve histórico da Educação Infantil no Brasil, onde as primeiras tentativas foram iniciadas no final do século XIX com o propósito de acolher os filhos das operárias e finalizando com a implementação da educação Infantil integrada na Educação Básica na ótica da LDB.
No segundo momento a pesquisa passará para o papel do Orientador Educacional no desenvolvimento da criança na Educação Infantil , sob o contexto de quais intervenções ele deve prosseguir para minimizar as dificuldades de aprendizagem que a criança passa nessa fase da educação, e em seguida analisar o papel do Orientador na Educação Infantil junto com a família e a escola a fim de contribuir para o ensino e desenvolvimento do educando através de uma pesquisa qualitativa.
Para este estudo foi constituída através de referências dos seguintes autores: Kramer (2003), Giacaglia; Penteado (2009), Saviani (2005), e outros. E por parte de natureza qualitativa empreendeu como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica em que foram consultados livros, sites representativos e confiáveis, periódicos e artigos científicos que garantem a credibilidade da investigação.
--------------------------------------------
Pós-graduanda no curso de Gestão escolar Adm, supervisão e orientação pela Universidade Candido Mendes Prominas .e-mail:danyyneves2012@hotmail.com
Mestre em Educação.
2
Na Educação Infantil a criança cria laços de afetividade com outras crianças e adultos, é a fase das descobertas e precisa de atenção da escola e da família. Ela passa por transformações, descobertas e desenvolve o cognitivo, é a fase fundamental no processo de aquisição do conhecimento e é na escola que ela adquire estes conceitos, Saviani (2005, p. 13) ressalta que:
Consequentemente, o educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto de homens. Assim, o objeto da educação diz respeito, de um lado, à identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivíduos da espécie humana para que eles se tornem humanos, e de outro lado e concomitantemente, à descoberta das formas mais adequadas para atingir este objetivo
Nesta perspectiva a escola é o instrumento para esta transformação social, cada cidadão tem sua singularidade e através de intervenções do orientador junto à equipe pedagógica esse processo se faz presente através de ações objetivadas.
O Orientador Educacional tem um papel importante Na Educação Infantil, este é responsável pelo processo de aprendizagem do educando, destacando-se no desenvolvimento psicomotor e na preparação para a alfabetização.
Foi traçado nesse contexto questões que nortearam este estudo: Qual é o papel do Orientador Educacional no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil? Quais devem ser as intervenções do Orientador Educacional para ajudar o ensino e desenvolvimento da criança na Educação Infantil?
...