TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Betim

Por:   •  13/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo:

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Betim (PMSB), elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura visa como todos os outros Planos de Saneamento ha preservação do meio ambiente; a prevenção de doenças; manuseamento de resíduos sólidos; abastecimento a partir de água potável. Entretanto, apesar da temática ser de suma importância, o assunto saneamento básico em Betim é algo pouco falado ou comentado nas mídias, fazendo com que a população betinense e região não acompanhe ou raramente acompanhe as melhorias e problemas relacionados a esse tema. O presente estudo propõe analisar PMSBO, para compreender os problemas relacionados a esse fim com propósito de selecionar ações de melhoria para o mesmo. Os métodos fundamentais para conclusão incluem a pesquisa do Plano, averiguação juntamente com uma coleta de dados com uma porcentagem de indivíduos que fazem parte da comunidade betinense a respeito do tema.

Introdução:

Afinal, o que é Saneamento? A primeira coisa que vem à cabeça é água e esgoto tratados. Não é completamente incorreto, mas não é tão simples assim. Saneamento é um conjunto de medidas que visa preservar ou modificar condições no meio ambiente, buscando prevenir doenças, infecções, ou qualquer outro mal à saúde, promover saúde, melhorar o ambiente, seja na rua ou em uma empresa. No Brasil, saneamento básico tem uma lei que assegura que todo cidadão tenho direito a ele (Porém sabemos que há cidades que não cumprem com essa lei). A lei 11.445/2007, define saneamento básico como “Conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais”. Será que, todas as regiões de Betim recebem saneamento básico? A Prefeitura cumpre com a Lei 11.445/2007?

Referência: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo et al (Org.). Regulação do saneamento básico. Barueri: Manole Ltda, 2013. (Sustentabilidade). Disponível em: <http://ifmg.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788520432679/pages/-22>. Acesso em: 02 set. 2016.

Referência: ANJOS JUNIOR, Ary Haro dos. Gestão estratégica do saneamento. Barueri: Manole Ltda, 2011. (Sustentabilidade). Coordenador: Arlindo Philippi Jr.

PHILIPPI JUNIOR, Arlindo (Org.). Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri: Manole, 2010. (Coleção Ambiental).

MICELI, Mario. Apoio ao Setor de Saneamento. Bndes: Setorial, Rio de Janeiro, n. 28, p.105-124, set. 2008. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set2804.pdf>. Acesso em: 04 set. 2016.

ALBUQUERQUE, Guilherme da Rocha. Estruturas de financiamento aplicáveis ao setor de saneamento básico. BNDES: Setorial,Rio de Janeiro,n. 34 p.45-94, set. 2011. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set3402.pdf>. Acesso em: 04 set. 2016.

MARTINS, Flavia Burmeister; LERSCH, Elton Machado; GUIMARÃES, Ênio. Novas diretrizes para saneamento básico: desafios da gestão pública para sua implementação. Tcemg, Belo Horizonte, v.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com