PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA POSTAGEM
Por: 19872022A • 18/9/2022 • Trabalho acadêmico • 355 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE: ID)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO
Adilzilene Azevedo dos Santos Fricks 2013468
Cachoeiro de Itapemirim – ES
2020
AJUDA
Um menino pequeno estava se esforçando para mover um pesado armário, mas o móvel não cedia. Ele empurrava e puxava com toda a sua força, mas não conseguia movê-lo nenhum centímetro. O pai, que ali chegava, parou para observar os esforços vãos do filho. Finalmente perguntou: Filho, está usando toda a sua força? Sim, estou! Gritou o garoto, exasperado. Não, disse claramente o pai, você não está. Não me pediu para ajudá-lo.
(Autor Desconhecido)
Reflexões sobre o texto:
O texto escolhido para reflexão denota que todo esforço sem mutualidade será vão e desgastante. A sobrecarga, o fardo e o cansaço exacerbado sempre existirão enquanto tudo o que fizermos for verticalizado, ou seja, haverá sempre um desnível de um em relação ao outro, independente de quem seja o protagonista.
Na educação não é diferente, opta-se por um ensino horizontal, isto é, ter por base o dialogismo, onde os indivíduos dialogam entre si, formando relações mútuas de atividades e desempenho, tendo como objetivo principal a aprendizagem que é o cerne da relação professor-aluno.
Ajudar, em sentido pedagógico, diz respeito a desenvolver metodologias e estratégias capazes de provocar a tão preconizada interação que é uma “inter ação”, ou seja, é a soma de dois indivíduos ou mais em atividades recíprocas, tendo como foco o mesmo propósito.
Desse modo, o objetivo desta reflexão é analisar o esforço de uma criança ao testar sua capacidade de mudar algo de lugar, sendo que tudo começou com uma simples mudança de armário. Tão necessário é saber pedir ajuda quando as coisas não vão bem! Sendo assim, o texto mostra que quando somamos nossos esforços, os resultados sempre vêm e, na maioria das vezes, melhor que o esperado. Portanto, toda ideia de fazer sozinho diz respeito à verticalidade, o que não é condizente com uma educação de qualidade.
...