Questões Sobre Urbanização Brasileira
Por: miriamrib • 9/9/2021 • Resenha • 542 Palavras (3 Páginas) • 221 Visualizações
Questões sobre Urbanização Brasileira
1. (Enem-2011) O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.
O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da:
a) industrialização voltada para o setor de base.
b) economia da borracha no sul da Amazônia.
c) (x) fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.
d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.
e) extrativismo na região pantaneira.
2. (UFAC) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, dentre os quais, podemos destacar:
a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.
b) (x) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.
c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.
d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.
e) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.
[pic 1]
3. (PUC-SP) É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que:
a) não são aglomerações tão grandes quanto as de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo.
b) (x) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.
c) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte.
d) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana.
e) elas estão com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em função de novas políticas de planejamento.
Resumo
Até meados do século XX, grande parte da população brasileira vivia nos campos (zonas rurais).
Com a mecanização de máquinas, as quais já substituíam o homem do campo, o aumenta consideravelmente a partir de 1950.
Esse fator foi influenciado pelos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek com sua Política Desenvolvimentista e sua famosa frase “50 anos em 5”.
Em 1960 e a construção de Brasília no governo de JK que a região centro-oeste começa a apresentar sinais de urbanização.
Atualmente, cerca de 80% da população brasileira vive nas zonas urbanas.
...