Regiões Climáticas no Território Brasileiro
Por: marcuskolmar • 27/6/2019 • Trabalho acadêmico • 951 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Rio Grande
Gestão Ambiental
Climatologia e Hidrologia
Marcus Vinícius Kolmar Borges - 108805
Regiões Climáticas no território brasileiro
Introdução:
O clima de uma região corresponde ao conjunto de variações do tempo de determinado local. Uma análise do clima de uma localidade é feita por meio da análise de fenômenos atmosféricos durante um período de aproximadamente 30 anos. O Brasil, devido a sua grande extensão e diferenças de altitude, relevo, correntes marítimas e dinâmicas das massas de ar, apresenta uma grande diversidade climática. Nesse trabalho serão abordadas todas as regiões climáticas do país.
Climas do Brasil:
Dentro do território brasileiro, existem seis tipos de climas diferentes, sendo eles:
- Equatorial
- Tropical
- Tropical de Altitude
- Tropical Atlântico
- Subtropical
- Semiárido
[pic 2]
Região Sul:
Região composta pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Possui o clima predominantemente Subtropical, com exceção do Paraná, onde predomina o clima tropical. O clima subtropical é responsável pelas temperaturas mais baixas, fazendo com que as médias anuais nessa região sejam de 14 a 22ºC. Nos locais mais altos, a temperatura média é de 10ºC. Durante o verão as temperaturas nas áreas de planalto se elevam, e a variação é de 24 a 27ºC, e nas áreas mais baixas, de 30 a 33ºC. Durante o inverno, as temperaturas no planalto variam de 20 a 24ºC, e nas áreas mais baixas, de 16 a 20ºC. Apesar dessa média, é muito comum atingir temperaturas próximas a 0ºC ou até mesmo temperaturas negativas, por consequências das massas de ar polares, de maneira que a região sul é conhecida por seus invernos rigorosos. O clima nesta região é caracterizado pela baixa umidade, e a precipitação média anual varia entre 1200 a 2000mm.
Região Sudeste:
Região composta pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, é a região mais populosa do Brasil, tendo cerca de 80,35 milhões de habitantes segundo o censo do IBGE de 2010. Na região litorânea predomina o clima Tropical Atlântico e nos planaltos o clima Tropical de Altitude. Essa região apresenta alta diversificação de temperatura. Em São Paulo a média anual gira em torno de 20ºC, e em Minas Gerais é de 24ºC. Nas regiões serranas essa média pode diminuir. Durante o inverno, a média é de 6 a 18ºC, e no verão, de 30 a 33ºC. A precipitação média varia de 1500 a 3600mm, sendo maior na região da Serra do Mar em São Paulo, e menor nos Vales dos rios Jequitinhonha e Doce.
Região Centro-Oeste
Região composta pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, sendo a segunda região com maior extensão territorial do Brasil. Apresenta um clima predominantemente tropical semiúmido, tendo maior ocorrência de chuvas no verão e menor no inverno. Mais de 70% do total de chuvas acumuladas durante o ano tem sua precipitação entre os meses de novembro e março, sendo o inverno excessivamente seco. As médias de temperatura variam de 20 a 22ºC nas chapadas, e 22ºC nos extremos norte e sul. Durante a primavera e verão, as médias se elevam, variando de 24 a 26ºC. Durante o mês de setembro, onde se registra as maiores temperaturas, as médias podem varias de 30 a 36ºC. O inverno dessa região é ameno, embora temperaturas baixas ocorram com frequência devido a invasão polar, que provoca as friagens. No inverno, as médias oscilam entre 15 a 24ºC nos meses mais frios, podendo chegar de 8 a 18ºC com a invasão da massa polar. A pluviosidade média anual varia de 2.000 a 3.000 mm ao norte de Mato Grosso a 1.250 mm no Pantanal mato-grossense.
Região Nordeste:
Região composta pelos estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, é considerada a região com a terceira maior extensão territorial do Brasil. Os climas nessa região são: Equatorial Úmido, Litorâneo Úmido, Tropical e Tropical Semiárido. As temperaturas nessa região são altas, com médias anuais entre 20 e 28ºC, tendo ocorrência de máximas em torno de 40ºC no Maranhão e Piauí. Durante o inverno, as mínimas variam de 12 a 16ºC na região litorânea, sendo menor nos planaltos, onde já houve incidência de 1ºC na Chapada da Diamantina após a passagem de frente polar. A precipitação média anual é inferior a 1000mm, devido a ocorrência de chuva no sertão desta região, o período chuvoso é, normalmente, de apenas dois meses no ano, podendo, em alguns anos até não existir, ocasionando as denominadas secas regionais.
...