A História do Brasil: Perspectivas Gerais
Por: Paulo Henrique Gonçalves Lúcio • 4/11/2022 • Abstract • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 150 Visualizações
Disciplina – História do Brasil: Perspectivas gerais
O envio de mensagens em 12/10/2022
a) Objetivos
• Observar a presença das discussões historiográficas nos currículos escolares.
• Identificar a importância dos vários povos na nossa formação como sociedade brasileira.
• Promover o respeito e a valorização da alteridade e da diversidade.
b) Descrição da atividade
Em nossos estudos, observamos que as resistências dos indígenas e negros no Brasil Colônia foi imensa e pode ser considerada uma das continuidades no período. Os indígenas resistiram desde os primeiros anos da ocupação portuguesa e os negros desde os primeiros anos da escravidão. Todavia, essa resistência não foi amplamente ensinada e debatida pelos currículos escolares e só recentemente passaram a ser abordadas em sala de aula e em algumas redes de ensino.
Inicialmente você deverá pesquisar currículos de disciplinas de História adotados por redes públicas de ensino (municipais, estaduais ou federais). A pesquisa deve ser feita na internet, onde se encontram diversos currículos escolares.
Após a pesquisa e escolha de um currículo - ou mesmo de uma entrevista, por vídeo, áudio ou e-mail, com um professor da área (se você preferir) - observe o trabalho proposto para ser desenvolvido sobre a temática de resistências indígenas e negras no Brasil e sua importância para nossa formação da identidade dos estudantes.
A partir daí você refletirá se essas abordagens da resistência estão ou não presentes no cotidiano do ensino da disciplina em sala de aula e/ou projetos escolares. Essa reflexão se dará a partir de suas experiências como estudante (um exercício de memória). Caso sua reflexão indique que sim, descreva de que maneira isso ocorreu com você (de maneira completa e com exemplos) e, se a resposta for negativa, indique o que você proporia como projeto para que tal abordagem fosse presente nas escolas.
Você não precisará aplica-lo, mas pensar em possibilidades de aulas e/ou projetos que você possa desenvolver na temática como futuro professor de História. Você escreverá um projeto que possa ser aplicado em sala de aula ou projeto interdisciplinar de modo a desenvolver e fortalecer o trabalho com essa temática a partir de sua reflexão sobre a realidade e das discussões teóricas de nossa disciplina.
Na sequência, você deverá elaborar um relatório contextualizando os pontos observados nos seus primeiros contatos com o conteúdo escolhido. No relatório, descreva, de modo detalhado, o que analisou, suas reflexões e o projeto de intervenção que você propõe para a discussão da temática.
Caso você conheça professores e outros trabalhadores da educação e queira entrevistá-los para compor ou completar sua reflexão isso poderá ser feito por e-mail, áudios ou chamadas de vídeo. Claro que se trata de uma sugestão e/ou possibilidade. Não há obrigatoriedade.
O relatório deverá ser estruturado da seguinte forma:
• Caracterização dos currículos de história das redes públicas de ensino após sua pesquisa na internet.
• Introdução e contextualização (relação do currículo escolar com os conteúdos teóricos da disciplina).
• Metodologia com apresentação de um pré-projeto de trabalho com a temática abordada elaborado por você a partir de suas reflexões.
• Referências utilizadas.
Além disso, o relatório deverá ser elaborado de acordo com as seguintes normas:
• Máximo de cinco laudas (Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples), sendo: 1 lauda para capa; 1 lauda para apresentação dos dados da escola e 3 laudas para os demais itens.
c) Critérios de avaliação
Na avaliação desta atividade, serão utilizados como critérios:
• Compreensão da proposta de trabalho.
• Escrita dissertativa e reflexiva.
• Utilização das normas ABNT
Disciplina: Didática e Metodologia
a) Objetivos
• Diagnosticar e caracterizar o trabalho pedagógico desenvolvido no ensino de História na educação básica.
• Refletir sobre as possibilidades e desafios do ensino de História na atualidade.
b) Descrição da atividade
Neste Portfólio serão desenvolvidas as etapas 1 e 2 da Prática Pedagógica.
1ª etapa - identificação: nesta primeira etapa do projeto de prática vamos identificar e caracterizar a escola escolhida para desenvolver as atividades, por intermédio da análise de seu Projeto Político-Pedagógico e currículo da rede a qual pertence (estadual ou municipal) em relação aos seguintes aspectos:
a) Dados de identificação da escola.
b) Espaço físico (existência de biblioteca ou outros espaços que colaborem para o ensino de História).
c) Perfil dos estudantes da escola.
d) Perfil dos professores da escola.
e) Matriz curricular (carga horária da área de Ciências Humanas e do componente curricular História no ensino fundamental e médio).
f) Objetivos das áreas Ciências Humanas e do componente curricular História.
2ª etapa- caracterização: nesta etapa, propomos a aplicação de um questionário/entrevista, a respeito do ensino de História, a dois professores que trabalham na escola escolhida, a partir do roteiro a seguir:
ROTEIRO DE QUESTIONÁRIO/ENTREVISTA
PARTE I - PERFIL DO PROFESSOR(A)
1. Faixa etária: ( ) de 20 a 30 anos ( ) de 31 a 40 anos ( ) de 41 a 50 anos ( ) acima de 50 anos
...