A Historiografia Contemporânea
Por: Jefferson Souza • 11/10/2019 • Exam • 355 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
GABARITO – AP1 – 2018.2 – HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
O aluno deveria escolher duas das três questões abaixo. No caso de três respostas, a última seria desconsiderada.
QUESTÃO 1: Utilizando os conceitos apresentados na aula 1 do material didático, comente sobre a obra de Lucien Febvre (5,0 pontos).
Nesta questão, o aluno deveria apresentar ao menos um dos conceitos da aula 1 relativos ao fazer historiográfico. Poderiam ser citados os critérios de Jörn Rüsen para uma obra histórica, a noção de paradigma de Thomas Kuhn, a ideia de clássico de Italo Calvino ou ainda a concepção de Michel de Certeau para a relação entre o historiador e a sociedade (nesta etapa, o aluno poderia obter até 2,5 pontos). Em seguida, o aluno deveria tratar da obra de Lucien Febvre conectando-a com o(s) conceito(s) escolhido(s) anteriormente. Aqui, poderiam ser citados a crítica à historiografia do século XIX, os conceitos de civilização e mentalidade (esta etapa valeria até 2,5 pontos).
QUESTÃO 2: Apesar do esforço para se distanciar da historiografia do século XIX, podemos perceber na obra de Marc Bloch elementos da historiografia tradicional daquele século. Escreve um texto apresentando a dinâmica entre inovação e tradição na obra de Marc Bloch (5,0 pontos).
Deveriam ser apresentados os pontos de inovação na obra de Marc Bloch (até 2,5 pontos): sua noção de história total, a crítica aos ídolos da tribo dos historiadores, a ideia de sociedade, a busca por uma história comparada, entre outros. Do mesmo modo, deveriam ser apresentados os elementos da historiografia do século XIX presentes na obra de Bloch segundo o artigo de Tiago de Melo Gomes (até 2,5 pontos): visão eurocêntrica, nacionalismo, ênfase em questões políticas e militares.
QUESTÃO 3: Apresente como a ideia de “história total” é operacionalizada por Marc Bloch e por Fernand Braudel (5,0 pontos).
Nesta questão, o aluno deveria apresentar como Marc Bloch viabiliza a ideia de história total através do conceito de sociedade. Assim, o conhecimento interdisciplinar se torna fundamental para a realização da história total (até 2,5 pontos). De maneira semelhante, segundo Fernand Braudel, deveria ser apresentada a dinâmica das três temporalidades que se sobrepõem na explicação dos fenômenos históricos (esta etapa valeria até 2,5 pontos).
...