A Introdução aos Estudos Históricos
Por: carmemlove • 29/5/2015 • Resenha • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 205 Visualizações
Introdução aos Estudos Históricos
Cultura
Agora vamos ao conteúdo. O que a História estuda? Estuda justamente o processo de mudanças ocorridas nas sociedades(tecnologia, moda, alimentação, moradias etc),mas ela estuda também as permanências, ou seja aquilo que mesmo com o passar dos anos, não mudou ou pouco mudou. Podemos dizer então que História é o estudo dos seres humanos no tempo. Para facilitar o estudo da História existem as fontes históricas que são os vestígios deixados ou produzidos pelos seres na sua passagem pela Terra. As fontes podem ser escritas, visuais, orais ou da cultura material.
Cédulas de identidade, diários, leis...Fotografias, pinturas, desenhos, cartões-postais...Cantigas, lendas, entrevistas...Brinquedos, móveis, vestimentas. Eis aí alguns exemplos de fontes históricas que o historiador utiliza para poder nos contar as várias histórias que conhecemos e outras que iremos estudar.
Para colocarmos em prática um pouco do que aprendemos após a explicação, crie e preencha uma linha do tempo em seu caderno datando e registrando alguns fatos importantes de sua vida:
.........................................................................................................................................................
(Ano do Nascimento) (Início dos Estudos)(Previsão do Término do Ensino Funadamental e Médio)Coloque outros fatos que ocorreram na sua vida.
2. Faça uma lista com os diferentes exemplos de fontes históricas
Cultura Material Escritas Orais Visuais
3. Dê exemplos de mudanças e permanências históricas observadas por você no decorrer de sua vida.
Texto Complementar/O Que é Cultura?
CULTURA - É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.
Cada vez mais se exige o conhecimento da cultura africana sem o véu do folclore que minimiza sua importância junto ás matrizes indígenas e principalmente europeia.
O Brasil é considerado o mais africano entre os países americanos, pois foi o principal receptor de escravos originários de África e, atualmente, 45 por cento dos seus 180 milhões de habitantes são negros ou mulatos.
"O Brasil não só é um país da diáspora africana, mas também um país africano, a segunda maior nação negra do mundo"
Se entendermos que cada grupo étnico possui sua forma de se expressar no mundo, ampliamos nossa compreensão de que há uma diversidade cultural que deve ser respeitada, senão compreendida. E o respeito compreende a liberdade de expressão.
A história ocidental nos deixou de herança o olhar etnocêntrico. Este olhar foi um dos fatores desencadeadores do fenômeno social da atitude preconceituosa e da discriminação.
“Em geral, o senso comum emprega as expressões ‘ter cultura’ e ‘não ter cultura’ como sinônimos de culto e inculto, o que gera uma série de distorções e preconceitos”.
No sentido Antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenças, as práticas e instituições variam de formação social para formação
...