As caracteristicas do aluno no ambito escolar
Por: Compre aqui sua Glock • 27/6/2019 • Trabalho acadêmico • 725 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
Universidade federal do Acre [pic 1]
Vitor Manoel Souza da Silva
As raízes culturais da ordem escolar em que ser aluno adquire sentido
Rio Branco- Acre
2019
SACRISTÁN, José Gimeno. O aluno como invenção Porto Alegre: Artmed, 2005
O texto tem em vista buscar indícios que nos deem uma ideia de como foi construída a categoria que hoje chamamos de aluno no âmbito da escola. Kewitz sugere que a Escola é uma das formas modernas fundamentais do exercício do poder sobre os menores, é um local onde a relação pedagógica tem o trabalho de fazer com que os menores aprendam determinadas coisas, habilidades, hábitos, conhecimentos, valores, comportamentos, são obrigados a seguir determinado ritmo e etc. com tudo cada um dos menores vive isso de uma maneira desigual. A Classe social é um dos fatores que fazem com que os alunos se encontrem em uma situação incongruente já que a escola tem um modelo padrão onde quem se encaixa melhor são as classes média e alta, fazendo assim com que as classes menos favorecidas acabem ficando sempre para trás.
As escolas não foram criadas com base no que os menores necessitavam, mas com o intuito que os adultos queriam fazer deles.
“Formou-se como espaço para que os alunos estivessem um tempo separados do ambiente familiar e do resto da sociedade, deveria proteger os pequenos dos males do mundo exterior, ao mesmo tempo que proporcionaria a eles um alimento espiritual regenerador, sendo dirigidos por alguns guias exemplares”
Com isso acaba sendo cedido o cuidado e controle dos menores para a instituição além de afasta-los do mundo dos adultos, criando assim dois mundos, um para as crianças e outro para os adultos o que acabou sendo algo que limitava a educação que deveria ser possível de proporcionar a eles. Outro ponto a ser abordado é o fato de que a escola não nasceu nem se desenvolveu para acolher a criança de hoje (criada por nós) e muita das vezes ocorre um conflito com a escolarização dessa “nova criança’ como é nomeada no texto.
A seguir é abordado o espaço e o tempo como reguladores da vida desses alunos. Coloca-se as atividades e tarefas acadêmicas como uma forma de utilizar o espaço e o tempo sendo gastos com Recreios, Estudo, prestar atenção na fala do professor, ler, escrever, resumir, memorizar e etc. uma vez que essa sequência é fixada como habito nas escolas serão estes que vão reproduzir a ordem do espaço e do tempo das salas de aula, sendo assim a escola determina a criança e a constrói. A escola possui todo um planejamento em seu espaço para que haja um controle sobre seus alunos. As cadeiras e mesas são feitas para que eles tenham pouco movimento, apenas o necessário que seria escrever, ler, prestar atenção, as janelas são feitas mais altas e com o uso de uma película que não permita que os alunos olhem para fora para que não percam a concentração, as mesas dos professores são maiores, mais altas para que possam passar para os alunos um ar de superioridade fazendo assim com que o aluno possa obedecer mais facilmente seu professor, esses e outros métodos relacionados ao espaço são usados para que os alunos se adequarem ao ambiente.
...